Lupa
Notícias
Abertura da Cachoeiro Stone Fair destaca ações em prol do fortalecimento do setor
29 de Agosto de 2018 . 10h51
Abertura da Cachoeiro Stone Fair destaca ações em prol do fortalecimento do setor
Nesta terça, dia 28, a cerimônia de abertura da feira internacional do mármore e granito, a Cachoeiro Stone Fair 2018, trouxe ânimo para empresários da cadeia produtiva do setor de rochas ornamentais ao divulgar ações que visam o desenvolvimento e fortalecimento do setor no mercado nacional. O evento recebeu autoridades, executivos, distribuidores e compradores do setor.

Dentre as boas notícias, o Sindirochas divulgou as primeiras empresas com frentes de lavra certificadas pelo projeto Pedreira Legal.

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, comentou que a abertura dessa edição foi especial. “Lançamos e entregamos o certificado de regularidade para o primeiro grupo do projeto Pedreira Legal. O programa visa certificar todas as frentes de lavras legalizadas. Começamos com empresas capixabas, mas nosso objetivo é certificar todas as pedreiras no Brasil. Estamos fechando parceria com os sindicatos dos outros estados e instituições do setor de rochas estadual e nacional. O Sindirochas prima pelo trabalho formal do setor e tem atuado firme no intuito de disseminar a cultura de que sejam adquiridos materiais sempre de fontes regulares”, frisou.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, ressaltou que o Sindirochas desenvolve uma das maiores riquezas que é o setor de rochas e que a feira de Cachoeiro se inova e renova a cada edição. “Cada vez mais, a Cachoeiro Stone Fair apresenta inovação, tecnologias e fomentação de negócios. Ela é um ambiente propício para novas ideias”.

Já o 1º vice-presidente do Sistema Findes, José Carlos Zanotelli, pontuou que no campo da produtividade, a Entidade tem registrado ganhos superiores a 100% por meio do ES Mais Produtivo, desenvolvido pelo Senai. “A feira nos permite ampliar a pauta comercial com países estratégicos, como Estados Unidos, China e Itália. Queremos fazer da indústria de rochas não apenas um orgulho para o Espírito Santo, mas uma referência mundial de inovação, produtividade e qualidade”.

Com intuito de qualificar ainda mais os profissionais da área e maximizar a competitividade no setor foi divulgado o curso de pós-graduação latu sensu em tecnologias de produção de Rochas Ornamentais, pelo Ifes Cachoeiro.

A Abirochas também levou para o público presente o projeto Academia de Rochas, que será lançado nesta quinta, 30, durante a feira. O projeto cria e abastece as marmorarias com informações para melhor atendimento aos clientes, criando também novas oportunidades. O presidente Reinaldo Dantas Sampaio ressaltou que em meio a uma economia desafiadora, o setor tem respondido com uma capacidade extraordinária na competitividade e base tecnológica.

Na cerimônia de abertura, o governador Paulo Hartung destacou que o Espírito Santo faz mais de um bilhão de dólares em exportação e o setor de rochas tem grande participação nessa balança comercial. Hartung destacou ainda, que o Estado apoia o desenvolvimento e o crescimento do setor em ações estratégicas como a atuação social, ambiental, na segurança do trabalho e na certificação de jazidas. “Esse é um setor muito importante para economia de nosso Estado, estruturado em Cachoeiro de Itapemirim, porém presente em todo o Espírito Santo. A Feira é uma oportunidade de comercialização do setor, além de contribuir para a fomentação do turismo de negócios, que é algo que estimulamos”, comentou.

A Cachoeiro Stone Fair acontece até sexta, dia 31 e reúne cerca de 180 expositores de máquinas, equipamentos, insumos, beneficiamentos e pedras naturais.

Posse diretoria Sindirochas
Reeleito para mais um mandato à frente do Sindirochas, o presidente Tales Machado, e os demais membros do Conselho Administrativo tomaram posse para a gestão 2018/2021 na abertura da Cachoeiro Stone Fair.

Apresentando uma renovação superior a 40% em relação ao atual Conselho de Administração, a única chapa que se apresentou para o pleito, conta, entre outros representantes do setor, com Eutemar Venturim e Jucélio José Volponi Fortuna como primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente.