Lupa
Notícias
ABERTURA DA VITORIA STONE FAIR É MARCADA POR PARCERIAS E PROJETOS EM PROL DO CRESCIMENTO DO SETOR DE ROCHAS
13 de Fevereiro de 2019 . 21h48
ABERTURA DA VITORIA STONE FAIR É MARCADA POR PARCERIAS E PROJETOS EM PROL DO CRESCIMENTO DO SETOR DE ROCHAS
Nesta terça, dia 12, a cerimônia de abertura da Vitoria Stone Fair l Marmomac Latin America 2019 foi marcada pela apresentação de protocolos de tratamento de resíduos que visam o desenvolvimento do setor de rochas e da sociedade capixaba. O evento recebeu executivos, autoridades, empresários da cadeia produtiva de rochas ornamentais, compradores mundiais, arquitetos, designers e construtoras.

Com autoria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), os protocolos são voltados para o gerenciamento de resíduos de rochas ornamentais e para o aproveitamento em subprodutos (UFES); reaproveitamento dos resíduos do beneficiamento de rochas em artefatos de cerâmica vermelha e artefatos de concreto à base de cimento Portland (CETEM). Ambos já estão assinados e contam com o custeio do Governo no Estado do Espírito Santo.

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, informou que ainda está previsto a assinatura de mais um projeto da FAPES, desta vez com a coordenação do IFES, que utilizará a tecnologia de inteligência artificial para pesquisar projetos mundiais que tratam do resíduo, para posteriormente, aperfeiçoar os estudos/resultados para a cadeia setorial de rochas do Espírito Santo. “O setor evoluiu no tratamento de resíduos. Atualmente, 100% das indústrias reaproveitam a água e monitoram os resíduos. O Sindirochas trabalha incessantemente pela busca de sinergia em ações que promovam o desenvolvimento do setor e da sociedade, sempre com atenção aos ganhos socioeconômicos que essas parcerias possam propiciar. Os protocolos assinados na abertura da Vitoria Stone Fair são exemplos disso”, pontua.

Em tom de comemoração, o presidente de Sindirochas também anunciou a parceria com a Embrapa, instituição de pesquisa voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor agropecuário, e a FINDES. O protocolo de intenções foi assinado durante a solenidade e tem como objetivo desenvolver pesquisas e tecnologias para o aproveitamento dos resíduos da mineração e beneficiamento de rochas ornamentais para, entre outras possibilidades, utilização em processos de rochagem, remineralização e recuperação de solos.

Na oportunidade, Léo de Castro, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), reforçou a importância do setor de rochas ornamentais capixaba, que é reconhecido mundialmente e que pode ser comprovado com a Vitoria Stone Fair. Ele falou ainda sobre a importância da aliança com as prefeituras, e também da classe empresarial e política em projetos para o Estado, principalmente na área de logística. “Temos que atrair capital privado para os investimentos em infraestrutura do Estado”, disse.

Durante discurso, o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, avaliou positivamente a parceria da Embrapa com as entidades e ressaltou a importância do setor de rochas para o Espírito Santo: “Considero um setor estratégico, que avançou no desenvolvimento de várias regiões. O setor pode ter a certeza que tem no Governo do Estado um aliado, um parceiro para discutir tributos, meio ambiente, infraestrutura e uma ponte com o Governo Federal para que estejam ainda mais presentes em nosso Estado.

Estado ganha laboratório de caracterização de rochas ornamentais
O presidente da Findes, Léo de Castro, entregou ao presidente do Sindirochas, Tales Machado, o resultado do primeiro ensaio realizado no laboratório de caracterização de rochas ornamentais construído pela FINDES/SENAI, no Espírito Santo. Cumprindo assim uma promessa de longa data que visa entregar ao setor um laboratório que atendesse à demanda dos mineradores capixabas.

Considerada a mais importante feira do setor de rochas ornamentais das Américas, a Vitoria Stone Fair, acontece até esta sexta, dia 15, no Pavilhão de Carapina, na Serra. O evento reúne 300 expositores nacionais e internacionais, de países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Índia, Portugal, Rússia e Bulgária.