Lupa
Notícias
ANTT reúne transportadores de cargas do ES para tratar sobre projeto-piloto DT-e
10 de Julho de 2019 . 10h46
ANTT reúne transportadores de cargas do ES para tratar sobre projeto-piloto DT-e
Representantes dos Transportadores Rodoviários de Cargas do Espírito Santo estiveram reunidos nesta terça-feira, 09 de julho, em um encontro promovido pelo superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros – SUPAS ANTT, João Paulo de Souza, que participou via videoconferência, para tratarem sobre a tecnologia rodoviária “Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). O Espírito Santo foi o estado escolhido para testar a iniciativa e o setor de rochas é um dos voluntários nesta fase do projeto.

Os primeiros veículos já receberam o TAG e diversos pontos de leitura já foram instalados para fazer a leitura dos dispositivos, realizando o monitoramento dos veículos. A nova tecnologia será testada pelos próximos meses e permitirá a unificação de cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de transporte de cargas no país. Segundo a ANTT, haverá uma integração dos diversos bancos de dados dos sistemas governamentais de controle de transporte de cargas, veículos e motoristas. A utilização dessa ferramenta eletrônica de monitoramento diminuirá o tempo das viagens, aumentará a segurança e facilitará a logística de transporte de cargas em todo o país.

O projeto-piloto faz parte de uma série de medidas de desburocratização e melhorias no processo de fiscalização que estão sendo desenvolvidas pelo Governo Federal e é uma das ações do “Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente”, que trata do uso de tecnologias de informação e comunicação para aprimorar a logística multimodal no país.

A reunião aconteceu no auditório do Transcares, em Vitória. O executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, representou a entidade patronal, juntamente com o assessor institucional, Rogério Ribeiro. Entre os presentes o anfitrião do evento, o superintendente do Transcares, Mário Natali, e a superintendente do Centrorochas, Alessandra Bertolani.