Lupa
Notícias
Auditório lotado na palestra sobre aspectos operacionais da DU-E e exportações de rochas
05 de Outubro de 2018 . 12h39
Auditório lotado na palestra sobre aspectos operacionais da DU-E e exportações de rochas
Com o intuito de minimizar a ocorrência de problemas na emissão de documentos relacionados à exportação no setor ornamental, o Sindirochas realizou no dia 04 de outubro a palestra “A DU-E e as exportações de rochas ornamentais”. O evento lotou o auditório da Alfândega, no Porto de Vitória.

Sob o comando do instrutor Paulo Antônio Licks Flores, que é auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e Chefe Substituto de Despacho Aduaneiro da Alfândega do Porto de Vitória, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor sobre os cuidados que devem ser observados na emissão dos documentos, a integração do Sped (NF-e) com o Portal Único (DUE-), os campos de NF-e que migram para a DU-E e os que têm sido problemáticos.

Sobre a DU-E (Declaração Única de Exportação)

A DU-E serve de base para o despacho aduaneiro de exportação. Ela é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação. As informações constantes nessa declaração servem de base para o controle aduaneiro e administrativo das operações de exportação, inclusive realizados posteriormente ao embarque das mercadorias, e são base para os dados estatísticos das exportações do Brasil.