Lupa
Notícias
Cachoeiro Stone Fair movimenta negócios no setor de rochas
04 de Setembro de 2018 . 15h49
Cachoeiro Stone Fair movimenta negócios no setor de rochas
Mais de 16 mil visitantes de todos os estados brasileiros e 18 países circularam na Cachoeiro Stone Fair, que terminou nesta sexta, 31, em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. Focada em novidades, inovação e conteúdo que contribuem para o desenvolvimento do setor, a feira cumpriu seu papel em networking e na geração de negócios, seja para compra imediata ou para projetos futuros. Cerca de 180 empresas ligadas ao setor apresentaram seus produtos e novidades em máquinas, insumos, beneficiamentos e pedras naturais.

Para o Sindirochas, que analisa de perto toda a movimentação do setor desde a primeira edição do evento, esse momento representa o reconhecimento do trabalho de todo arranjo. “Mais voltada para o mercado interno, que absorve 2/3 da produção nacional, a feira cumpriu seu papel como ambiente para geração de negócios, lançamentos de produtos e tecnologia. A presença das rochas brasileiras no mercado nacional é grande e ganhou uma força extra com o lançamento de um projeto voltado para o mercado interno, o Academia das Rochas, que, acreditamos, irá valorizar ainda mais a presença dos nossos produtos em todas dimensões e aplicações”, frisou o presidente Tales Machado.

A Cajugram, tradicional no segmento de pedras naturais, realizou o fechamento de grandes negócios para o mercado brasileiro durante a feira. A empresa lançou o quartzito Ganesh, de pedreira própria. “Realizamos também a prospecção de negócios futuros. Muitos começaram no evento, com agendamento de reuniões posteriormente”, informou o administrativo Victor Louzada.

Comemorando 50 anos de mercado na feira de Cachoeiro, a Cimef Metalurgia lançou a Politriz automática CPC 16, para polimento de chapas. O diferencial desse equipamento para a linha anterior é a inovação e automação. A máquina, que chegou vendida para uma empresa do Espírito Santo, despertou o interesse de novos compradores. “O evento superou as expectativas em vendas e futuros negócios”, afirmou o vendedor Rogerio Soares de Sousa.

Já a Super Clássico relançou a tecnologia GIS (Geometric Innovated Stone), apresentada ao mercado pela primeira vez na Vitoria Stone Fair, em junho. O produto, que tem patente internacional em torno de 150 países, permite a reprodução de formas geométricas, em qualquer tipo de rochas, valorizando ainda mais o produto final. “Tivemos muito elogios. A inovação tem lugar no mercado. Inclusive, já iniciamos novas pesquisas e testes para o aperfeiçoamento da tecnologia para lançamento da próxima linha”, antecipa Gustavo Napolitano.

O CEO da Super Clássico, Otimar Scaramussa, vibra com o resultado e afirma que tanto a feira como o setor foram marcados por inovação. “A linha continua sendo sucesso. Esperamos oferecer ao público os produtos no próximo ano. Ela foi produtiva para promover nossos materiais, receber e celebrar com os clientes. Tivemos prospecção de novos mercados, inclusive de empresas brasileiras querendo trabalhar com materiais mais nobres”, pontuou.

O ambiente de negócios também foi favorável e com várias sinalizações positivas para a Gramarcal. “A feira atendeu bastante as expectativas da empresa. Fechamos negócios e prospectamos novos clientes. Também tivemos visitas de compradores internacionais, como Estados Unidos e China”, informou o vendedor Alison da Silva. O mármore Paraná Kromos e a linha de exóticos foram as estrelas do estande.