Lupa
Notícias
Comitê de Marmoraria debate projeto de certificação para o segmento
27 de Outubro de 2017 . 16h50
Comitê de Marmoraria debate projeto de certificação para o segmento
A reunião do Comitê de Marmorarias realizada no dia 26 de outubro abordou o projeto de certificação das marmorarias. O tema compõe a lista de demandas do segmento e faz parte do projeto Marmoraria Modelo/Legal que o grupo está desenvolvendo com o apoio do Sindirochas. O encontrou, que aconteceu no escritório do sindicato, na Serra, contou com a presença de empresários e de representantes da Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL/ES).
A gerente de competitividade da Sedes, Florence Campos, apresentou o programa Compete-ES e o programa PQS (Prêmio de Qualidade Espírito Santo) que oferece as organizações um diagnóstico da gestão com foco na geração de resultados. “Competitividade não é competição, é atuação em rede. Para crescer, as empresas precisam atuar juntas e iniciativas como esta devem ser seguidas”, destacou. A inscrição para o programa será aberta em novembro, os detalhes serão divulgados pela Sedes a partir daí.
O coordenador executivo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/ES), Rusdelon de Paula, abordou as contribuições para o aumento da competitividade das empresas capixabas através do PDF (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores) e apresentou vários investimentos que estão sendo feitos no Espírito Santo. “O programa estuda as oportunidades com antecedência e aponta os fornecedores locais. O que acontece, muitas vezes, é que a empresa não é qualificada e nem tem acesso aos investimentos que irão impactar seu negócio. Nós atuamos nesse cenário de interface setorial de negócios. Como essas cadeias produtivas se relacionam e geram possibilidades de negócios”, explicou.
O próximo passo do Comitê de Marmorarias é estudar a melhor metodologia para elaboração do selo e envolver os atores do processo.