Lupa
Notícias
Conselheiros do Sindirochas e Cetemag deliberam sobre assuntos em pauta no setor de rochas
09 de Julho de 2019 . 16h58
Conselheiros do Sindirochas e Cetemag deliberam sobre assuntos em pauta no setor de rochas
Diretores e conselheiros do Sindirochas e Cetemag se reuniram nesta segunda-feira, 08 de julho, para encontro mensal e deliberação dos principais assuntos em andamento. O encontro, que aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, com transmissão via videoconferência para os escritórios da Serra e Barra de São Francisco, foi conduzido pelo presidente da entidade patronal, Tales Machado, e pelo executivo Celmo de Freitas.

Confira os principais assuntos em pauta:

- Reuniões com o Governo Federal em Brasília
Em maio e junho, o Sindirochas esteve em Brasília em reunião com o Governo Federal em busca de melhorias para o setor. Entre os assuntos em pauta estão a desburocratização, regulamentação da CFEM, limitação das Guia de Utilização, além de proposição de alguns projetos de lei. A entidade patronal capixaba tem trabalhado nesses assuntos em parceria com o Centrorochas e com diálogo constante com os senadores, deputados federais e estaduais que representam o Estado em Brasília, com a Secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, com a Agência Nacional de Mineração (ANM) e com a representação da ANM no Espírito Santo.

- Transporte de rochas
Através do Sindirochas, o setor de rochas capixaba entrou como voluntário no projeto-piloto do Ministério da Infraestrutura, quando 37 carretas serão monitoradas dentro do plano “Documento Eletrônico de Transporte (DT-e)”. A nova tecnologia será testada pelos próximos meses e permitirá a unificação de cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de transporte de carga no país. A iniciativa faz parte de uma série de medidas de desburocratização e melhorias no processo de fiscalização que estão sendo desenvolvidas pelo Governo Federal e é uma das ações do “Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente”, que trata do uso de tecnologias de informação e comunicação para aprimorar a logística multimodal no país. Além do setor de rochas, o setor cafeeiro capixaba também aderiu ao piloto.
Na semana passada, no dia 04 de julho, foram retomadas as reuniões do grupo de trabalho liderado pelo MP-ES para estudar soluções para o transporte de cargas no Estado.

- Marmomac 2019
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, aceitou o convite feito pelo Sindirochas e confirmou sua participação na tradicional feira que acontecerá de 25 a 28 de setembro, em Verona, na Itália.

- Café com Palestra para Contadores
No dia 16 de julho, o Sindirochas vai realizar o primeiro encontro segmentado do setor. Com o tema “Programa Estaduais de incentivos fiscais com foco no setor ornamental”, o evento vai reunir contadores e interessados no assunto. Os palestrantes serão representes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O evento acontecerá no Auditório do Sindirochas, em Cachoeiro de Itapemirim. Inscrições gratuitas no site do Sindirochas: www.sindirochas.com.br

- Jantar Rochativa
O tradicional jantar beneficente realizado pela Rochativa acontecerá no dia 23 de agosto (sexta-feira). Este ano, são esperados 800 participantes. As empresas interessas em patrocinar o evento podem procurar pela associação, ainda há cotas disponíveis. A venda dos convites também já foi iniciada. Mais informações: (28) 99949-4679 / 99942-8433 ou pelo email: secretaria@rochativa.com.br

- Cachoeiro Stone Fair 2019
A edição comemorativa dos 30 anos da feira acontecerá de 27 a 30 de agosto, em Cachoeiro de Itapemirim. Focada em novidades, inovação e conteúdo para o setor de rochas ornamentais, a expectativa é reunir 180 expositores e 16 mil visitantes.
A diretora da Milanez & Milaneze, Flávia Milanez, participou da reunião (via Skype) e informou que 90% dos espaços já estão ocupados. Toda movimentação pela feira já lotou os hotéis da cidade. Com isso, a organização disponibilizou no site do evento uma lista com hotéis da região, como alternativa para quem ainda não garantiu vaga. Outras informações: aqui

- Expo Contruções de 06 a 08/08, em Carapina ES
Com apoio do Sebrae ES, micro e pequenas empresas do setor de rochas participam da Expo Construções, feira que acontecerá de 06 a 08 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra. O evento reunirá os principais setores da construção civil. Além de participar desta cadeia, o setor ornamental capixaba é conhecido como o maior exportador do país.

- Reajuste da Unimed
O Sindirochas participa, juntamente com a Ascici e Centrorochas, de negociação com a Unimed sobre reajuste na tabela. As três entidades juntas têm maior representatividade na região Sul.

- Programa Jovem Aprendiz
Atenção empresários, o SENAI lançou edital para empresas referente as vagas referentes ao Programa Jovem Aprendiz. Algumas delas possuem obrigação de ter um certo número de aprendizes, de acordo com o quadro de RH. O SENAI oferta, para as empresas contribuintes, este programa sem cobrar nenhuma taxa, além de realizar um acompanhamento pedagógico diferenciado. Assim, unicamente por falta de conhecimento, algumas empresas estão pagando por um serviço que teriam gratuitamente e com qualidade do SENAI.