Lupa
Notícias
Conselho gestor debate diversas ações para o setor
30 de Outubro de 2017 . 16h06
Conselho gestor debate diversas ações para o setor
As providências para melhorar o transporte de cargas do setor, o estágio para a criação da empresa que conduzirá os interesses dos empresários de rochas no projeto relativo ao licenciamento de um Berço de Cargas Mistas do Porto Central, o livro sobre os 60 anos do segmento foram alguns dos assuntos abordados na última reunião dos conselhos do Sindirochas e Cetemag, realizada no dia 23 de outubro, em Cachoeiro de Itapemirim. Comandada pelos presidentes, Tales Machado e Eutemar Venturim, respectivamente, o encontro reuniu diretores, conselheiros e parceiros do sindicato.
Principais assuntos abordados:

Visita a Florianópolis – SC
Uma comitiva capixaba visitou Florianópolis e Araranguá, Santa Catarina, em busca de soluções para a implantação de uma fiscalização mais eficiente no transporte de rochas ornamentais e de chapas serradas no Espírito Santo. Formaram o grupo o diretor-geral do Detran-ES, Romeu Scheibe Neto, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, o presidente do Cetemag, Eutemar Venturim, o vice-presidente do Centrorochas, Frederico Robson, e o Gerente de Arranjos Produtivos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Francisco Ramaldes. Durante a reunião, Tales falou sobre o sistema visitado, ele monitora e pesa as carretas em trânsito, identificando o veículo, sua categoria, quantas toneladas estão transportando, qual sua capacidade de carga, entre outros detalhes. “A Universidade Federal de Santa Catarina acompanha esse sistema de monitoramento e pesagem do transportadores de rochas em movimento há 10 anos. Eles já visitaram 11 países que possuem esse sistema e que estão em perfeito funcionamentos. Nós fomos buscar o que tem dado certo para e ver o que pode contribuir na melhoria da eficiência logística e da fiscalização do transporte irregular no setor de rochas ornamentais capixaba”, declarou, o presidente do Sindirochas.

Transporte no setor de rochas
No dia 27 de outubro, o grupo que está estudando sobre as questões do transporte de rochas no Estado receberá o engenheiro Rubem Penteado de Melo, mestre em engenharia mecânica e membro titular da Câmara Temática Veicular do Contran, para uma reunião em Vitória. O encontro acontecerá por indicação do Dr. Neuto, da Câmara Temática Veicular do Contran como oportunidade de verificar as contribuições do engenheiro para melhorar a segurança do transporte de rochas ornamentais, inclusive também como contribuir nos estudos para atualização/adequação da Resolução Contran 354/2010 que regulamenta esse tipo de transporte no Brasil.

ES Mais Produtivo
Convidado pela diretoria, o representante do Senai, Álvaro Marques, discursou sobre o “ES Mais Produtivo”, programa que visa aumentar a produtividade das empresas do Espírito Santo e melhorar a qualidade de seus produtos. O projeto é voltado para as micro, pequenas e médias empresas, de todos os setores e regiões do Estado. Ele conta com a parceria do Sebrae.

Preços mínimos de rochas ornamentais
Foi colocado para os presentes sugestões recebidas de seis empresas para a nova pauta de preços dos produtos de rochas ornamentais que entrará em vigor a partir de 2018, em especial o mármore e o granito. O assunto foi avaliado e houve grande participação dos presentes nas discussões sobre o tema. Ao final, ficou acordado que o Sindirochas encaminhará ofício a Sefaz informando que não apresentará sugestão para uma nova pauta de preços a vigorar a partir do ano que vem. Entre os motivos pela decisão estão: com o passar do tempo os matérias ofertados no mercado vão variando, às vezes mudando suas classificações de preços; o avanço tecnológico aumentou a oferta de produtos no mercado e reduziu o custo de muitos deles, reduzindo em, em consequência, seu preço de venda; foram feitas pesquisas junto as empresas e constatado baixa nos preços de muitos produtos; após muito uso não se observou evolução na utilização de pauta de preços; a crise econômica brasileira reduziu a procura pelos produtos; a sonegação fiscal derruba os preços das rochas, entre outros.

Porto Central
O advogado e consultor jurídico do Sindirochas, Lucas Sanson, fez uma explanação sobre o estágio atual para a criação da empresa que conduzirá os interesses dos empresários de rochas no projeto relativo ao licenciamento de um Berço de Cargas Mistas do Porto Central, localizado em Presidente Kennedy. Após esclarecimentos, ficou acertada que a minuta do contrato social da empresa a ser criada. Ela será enviada para a avaliação de cada componente que concordou em participar do projeto.

Curso “Formação de vendedor de rochas internacional”
A representante da empresa Rhopen, parceira do Sindirochas na promoção do curso, Emilly falou aos participantes sobre a importância do curso para as empresas e para o setor de rochas. Inicialmente programado para início em 28 de outubro, ele será realizado pela primeira vez em Cachoeiro de Itapemirim e terá carga horária de 84 horas. O encerramento está previsto para 20 de janeiro do ano que vem. A formação é voltada para os mercados interno e externo e foi gerada através da necessidade de formar novos profissionais para essa área do setor de rochas.

Palestra sobre Reforma Trabalhista
O advogado e consultor jurídico, Henrique Nelson, explicou que em função da entrada em vigor da nova Reforma Trabalhista, em novembro, a Comissão de Negociação Trabalhista do Sindirochas estruturou a realização de várias palestras sobre o tema. Cachoeiro e Castelo já receberam o evento. As próximas edições acontecerão em Barra de São Francisco, Serra e outra em Cachoeiro, devido à alta procura.

Semana tecnológica do setor de rochas
O projeto “Caminho das pedras para o conhecimento”, uma parceria do Sindirochas e Sebrae, previsto para acontecer em novembro foi cancelado e deve acontecer em 2018. O assunto voltará à pauta no ano que vem.

Livro 60 anos do setor de rochas
O presidente Tales informou sobre o estágio atual do livro. Alguns conselheiros se pronunciaram e sugeriram a inclusão de mais algumas informações. Elas foram acatadas e serão repassadas para os responsáveis pelo projeto. Após os ajustes, o livro deve ir para impressão. Posteriormente será estudado sobre a data do lançamento.

Confraternização Sindirochas, Cetemag e Rochativa
O assunto foi posto em discussão, mas mediante as alterações provocadas pela nova Reforma Trabalhista que eliminou o recolhimento da contribuição sindical obrigatória, por parte dos sindicatos, as instituições passam por um momento de redução de receitas. O assunto foi colocado em votação e, por unanimidade, determinou-se o cancelamento das festas de confraternização nos moldes que eram feitas em Cachoeiro, Vitória, e no Noroestes do Estado. Abriu-se a possibilidade de se fazer uma confraternização muito restrita aos conselhos do sindicato.

Ao final do encontro, houve comemoração pelo aniversário dos Luca Burlamacchi, Renata Bedim e Cristiani Minet e do gerente executivo do Sindirochas, Darcy Lannes. Houve um momento de confraternização e alegria entre os presentes.