Lupa
Notícias
Conselhos do Sindirochas e Cetemag realizam última reunião do ano
12 de Dezembro de 2016 . 16h02
Conselhos do Sindirochas e Cetemag realizam última reunião do ano
No dia 09 de dezembro, os representantes dos conselhos do Sindirochas e Cetemag fizeram sua primeira reunião conjunta. O encontro aconteceu nas dependências do Cetemag (Centro Tecnológico do Mármore e Granito) e, logo na abertura, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, e o presidente do centro tecnológico, Eutemar Venturim, reforçaram a importância da integração das duas entidades. O trabalho conjunto visa resgatar a aproximação entre as entidades do setor e será consolidado dentro da legalidade.
Confira os principais assuntos abordados durante a reunião:

Projeto ICV/ Cetem
A pesquisadora do Cetem, Monica Borlini, apresentou o Inventário de Ciclo de Vida (ICV) e o Projeto Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de rochas ornamentais. Este estudo, pioneiro na cadeia produtiva, tem como objetivo levantar dados sobre o setor e rochas ornamentais que irão abastecer o banco de dados do Sistema Brasileiro de Informação de Inventários de Ciclo de Vida, gerido pelo IBICT, com quantitativos químicos, físicos e energéticos: entradas e saídas de materiais e energia, desde a extração da rocha até o seu uso final. Durante sua apresentação, a pesquisadora reforçou a importância na obtenção desses dados e o Sindirochas atuará no incentivo à participação das empresas. Aquelas que participaram do projeto, além de terem seus dados quantificados, receberão recomendações de melhorias e poderão obter a Declaração Ambiental do Produto (DAP), documento que as habilita a obterem o “Selo Verde”.

Em Brasília
O presidente Tales Machado se reuniu com o presidente da Apex, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, no dia 07 de dezembro. O encontro aconteceu em Brasília e tratou de assuntos importantes para o setor de rochas ornamentais capixaba.

Licenciamento Ambiental
Atualmente cada estado tem sua legislação de licenciamento ambiental o que dificulta o entendimento quando as questões são tratadas considerando estados distintos. O assessor jurídico do Sindirochas, Victor Athayde, participou de reunião no Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, para tratar da Lei Geral de Licenciamento Ambiental que criará critérios para o licenciamento ambiental e valerá para todos os estados do Brasil e Distrito Federal. Com esta lei ainda em tramitação, o MME está criando um substitutivo a ela. O assunto foi discutido e não esgotado. Outras reuniões, porém, serão agendas para dar continuidade a pauta.

Estatuto
O assessor jurídico do Sindirochas Henrique Nelson realizou um estudo para adequação do Estatuto do Sindirochas que foi apresentado e entregue aos conselheiros para avaliação. No início do ano que vem será agendada uma reunião para avaliação dessas mudanças e posterior encontro em Assembleia Geral para aprovação.