Lupa
Notícias
Criação da Rochativa dá 1º lugar ao Sindirochas na etapa estadual do prêmio de boas práticas sindicais da CNI
18 de Maio de 2018 . 09h10
Criação da Rochativa dá 1º lugar ao Sindirochas na etapa estadual do prêmio de boas práticas sindicais da CNI
O Sindirochas ficou em 1º lugar na etapa estadual/ES do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O troféu foi entregue ao presidente do sindicato, Tales Machado, pelo presidente da Findes, Léo de Castro, durante reunião extraordinária do conselho de representantes da federação, nesta quinta-feira, 17 de maio, em Vitória. A atividade reconhecida foi a criação Rochativa, entidade fundada para desenvolver ações sociais no setor de rochas ornamentais do Espírito Santo que tem como objetivo desenvolver um trabalho social de forma organizada, acolhendo crianças e adolescentes carentes da região de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo.

O sindicato patronal das indústrias de rochas ornamentais capixaba concorreu com outras 46 boas práticas, de 18 sindicatos, e foi o vencedor da etapa estadual. O prêmio é uma iniciativa das Federações de Indústria e da CNI para valorizar e divulgar ações que contribuam para o fortalecimento dos sindicatos empresariais da indústria. Sua realização acontece em duas etapas: uma Estadual, coordenada pelas Federações de Indústria, e uma Nacional, coordenada pela Gerência Executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI. Como primeiro colocado na etapa estadual, o Sindirochas está classificado para etapa nacional do concurso. O Prêmio tem como categoria única a "Sustentabilidade Sindical".

“O prêmio valoriza e divulga ações que contribuem para o fortalecimento dos sindicatos empresariais. Formamos uma comissão avaliadora que reuniu representantes de outras entidades a fim de escolhermos a prática que melhor irá representar o Espírito Santo na etapa nacional”, destacou Paulo Lacerda, Superintendente do IEL-ES.

Tales Machado celebrou a conquista e lembrou da perda recente na Associação. “Este prêmio é o reconhecimento de todo trabalho realizado ao longo dos anos por toda equipe. O projeto social foi construído dentro do Sindirochas e este prêmio veio em um momento especialmente triste para nossa Rochativa, devido ao falecimento da superintendente e ex-presidente da instituição, Alcileia Raposo Cabelino. Dedicamos este momento a ela, que muito contribuiu para o sucesso da associação”, frisou.

O Sindiquímicos ficou em segundo lugar com o Programa de Qualidade das Tintas Capixabas, que tem como objetivo elevar a qualidade de tintas imobiliárias fabricadas no Estado, a fim de nivelar a competitividade entre as empresas e valorizar a indústria local.
Em terceiro, o Sindimol, com a ação social Afemol, que desenvolve projetos sociais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida das crianças do bairro Canivete, em Linhares, uma região de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O presidente da Rochativa, Valdecyr Viguini, comemorou o prêmio e lembrou da recente perda com o falecimento de Alcileia Raposo. “Em 2018 já atendemos 1.760, estamos quase dobrando o número de atendimento graças a participação dos empresários, padrinhos e madrinhas de todo segmento produtivo. Este prêmio é o resultado positivo do trabalho de toda a equipe da associação, especialmente da Alcileia que sempre dedicou seu tempo e profissionalismo pelo sucesso de nossos projetos. Comemoramos este prêmio com uma emoção especial pela sua perda.”, lembra.

Saiba mais
Fundada em 22 de janeiro de 2007, a Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Rochativa) teve sua criação originária na preocupação do Sindirochas, empresários do setor e outras entidades de rochas ornamentais em desenvolver um trabalho social de forma organizada. Durante os 11 anos de existência o projeto social já acolheu mais de 7.000 crianças e adolescentes. Atualmente 400 crianças são atendidas pela instituição em Castelo e 1.360 em Cachoeiro. 
Hoje, a entidade é presidida pelo empresário Valdecyr Robert Viguini. Desde sua fundação, estiveram na liderança dos projetos: Telma Azevedo, Luilma Pinto Mendonça e Alcileia Raposo Cabelino.

Na foto, Tales Machado recebe o troféu 1º lugar na etapa estadual/ES do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) das mãos do presidente da Findes, Léo de Castro. Ao lado, o superintendente do IEL – ES, Paulo Lacerda.

Crédito da imagem: Alexandre Mendonça