Lupa
Notícias
Curso em Cachoeiro prepara participantes sobre eSocial na área de SST
12 de Dezembro de 2018 . 07h52
Curso em Cachoeiro prepara participantes sobre eSocial na área de SST
A integração de informações dos setores são as palavras chave em 2018 e serão em 2019, nas empresas que estão correndo contra o tempo para implantar os programas de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) e enviar as informações para o eSocial. No dia 11 de dezembro, na terça-feira, o Mestre em Saúde Ocupacional e especialista no programa do governo na área de SST, Marcos Jorge Gama Nunes, veio do Rio de Janeiro especialmente para comandar o curso “eSocial: visão geral e mudanças na gestão do PPRA, LTCAT, PCA, PPR e PCMSO”, em Cachoeiro de Itapemirim.

As siglas fazem parte do entendimento da medicina ocupacional e da segurança do trabalho. Dentro dos eventos previstos, as empresas devem apresentar diversos laudos e programas relacionadas a equipamentos, relatórios, programas etc:
• PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
• LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
• PCA – Programa de Conservação Auditiva
• PPR – Programa de Prevenção Respiratória
• PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

No treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os arranjos relacionados à saúde ocupacional e as questões exigidas pelo programa de governo, além de exercitar as práticas necessárias para gerar os arquivos XML e o conhecimento exigido pós-eSocial. O curso também desvendou os planos de SST a fim de multas e passivos para a empresa.