Lupa
Notícias
Decreto assinado na Vitória Stone Fair incentiva vendas do setor de rochas ornamentais
07 de Junho de 2017 . 15h52
Decreto assinado na Vitória Stone Fair incentiva vendas do setor de rochas ornamentais
Entidades e governo do Estado assinaram na abertura da feira decreto que amplia prazo de recolhimento de ICMS em negócios fechados pelos expositores durante os eventos do setor

Com a presença de empresários, representantes de entidades e autoridades, o governo do Estado assinou um decreto para incentivar os negócios fechados durante as feiras do setor de rochas ornamentais. A assinatura aconteceu nesta terça-feira (06) durante a solenidade de abertura da Vitória Stone Fair | Marmomac Latin America, no Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo.

A medida, assinada pelo governador do Estado, Paulo Hartung, amplia por 90 dias o prazo para recolhimento do ICMS nas vendas realizadas pelos expositores durante a feira. O decreto vale também para os negócios feitos durante a Cachoeiro Stone Fair 2017, que será realizada em agosto, em Cachoeiro de Itapemirim.

Em seu discurso, Hartung destacou que mesmo com a crise socioeconômica que castiga o país, o Estado está com as contas em dia e avança na modernização de sua infraestrutura para enfrentar os gargalos históricos. "Com toda sua força no Espírito Santo e o no país, a feira e o setor encontram um estado forte e organizado. A crise não é mole para ninguém, o que diferencia é como a atravessamos. Tenho certeza que o Estado será portador de oportunidade do pós-crise. O segmento é importante para o Espírito Santo e para o Brasil", disse.

O ministro das Minas e Energia, Fernando Coelho, ressaltou a importância do segmento para o país, do trabalho desenvolvido pelo empresariado do Espírito Santo e do constante monitoramento do governo federal das atividades. "É com muita honra que volto ao Estado para essa belíssima feira, que mostra que o Brasil não está parado e é com muitos brasileiros como vocês que iremos ajudar a virar a página da crise", afirmou.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, ressaltou a importância da união das entidades do segmento e agradeceu aos expositores que confirmaram presença nesta edição, após o cancelamento da feira em fevereiro passado. “Conseguimos reagir dentro do próprio semestre e fazer uma feira bonita, mostrando a força do setor”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Marcos Guerra, reforçou a importância do setor para a economia do Espírito Santo e do Brasil, e dos projetos da entidade para incentivar e desenvolver o segmento, como a construção de um Senai em Cachoeiro de Itapemirim, cidade considerada a capital do mármore no país.

Na ocasião, o presidente da Findes assinou um protocolo de intenções com o Sindirochas e o Cetemag para a implantação de um laboratório para análise e caracterização de rochas ornamentais. “Essa medida trará ainda mais competitividade às indústrias”, ressaltou Guerra.

Apoio e prêmio
O diretor comercial do grupo VeronaFiere, Diego Valsecchi, aproveitou a oportunidade para agradecer, de forma especial, aos expositores da Vitória Stone Fair 2017. “Sem vocês não seria possível refazer o evento em três meses”, lembrou. Ele disse ainda que o grupo está trabalhando para desenvolver o segmento no Brasil.

Na ocasião ainda foram entregues também os prêmios Marmo+Mac Latin America, do Grupo VeronaFiere, com o intuito de homenagear empresas e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor. Foram homenageados a arquiteta e urbanista Vivian Coser; o presidente do Grupo Guidoni, José Antônio Guidoni; o presidente da Vitória Stone, Sandro Verzola, e a diretora de Marketing da Brasigran, Renata Malenza.

Projeto inédito
Os visitantes da Vitória Stone Fair | Marmomac Latin America 2017 foram surpreendidos pelo projeto inédito da Stone Square, um ambiente montado exclusivamente para o evento, assinado pela arquiteta Vivian Coser, que mostra as diversas formas de aplicabilidade da pedra, em pisos e bancos.

A Vitória Stone Fair | Marmomac Latin America 2017 reúne cerca de 300 expositores, de 20 países, até a próxima sexta-feira (09), no Pavilhão de Carapina. O evento é realizado pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, promovida pelo Sindirochas e Cetemag. Conta também com o patrocínio da Caixa e apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, Sesi-Senai, Sebrae, Abirochas, Centrorochas, Marble Institute of America, Confindustria Marmomacchine, entre outros.