Notícias
Diretoria e conselho gestor fazem balanço do ano
15 de Dezembro de 2017 . 12h44
Diretoria e conselho gestor fazem balanço do ano
Os diretores e conselheiros do Sindirochas e Cetemag se reuniram no dia 12 de dezembro, em Cachoeiro de Itapemirim para a última reunião do ano. No dia 14, o encontro reuniu membros da diretoria e empresários convidados, em Vitória.
Durante a abertura, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, abordou a importância de os empresários conhecerem e debaterem sobre o cenário econômico, que impacta diretamente no desenvolvimento de todo arranjo produtivo. “É importante falarmos sobre economia, o país passa por um momento delicado e todos os setores foram impactados. Precisamos estar atentos aos acontecimentos para refletirmos juntos e buscarmos uma saída que beneficie a todos”, destacou Tales.
Convidado, o economista e professor Arilton Teixeira, fundador da Fucape Business School e sócio da Apex Partners, ministrou a palestra “Recuperação econômica e seu impacto no setor de rochas no Brasil e no ES”. Ele analisou a recuperação dos diferentes setores na economia brasileira e seu impacto no setor de rochas no Brasil e no Espírito Santo. “O mercado doméstico deve ter sua demanda aumentada, mas a recuperação deve ser mais lenta que o PIB. O mercado interno deve crescer tanto quanto a demanda do exterior. O aumento do dólar é um incentivo a mais para as empresas exportadoras. Assim, o setor de rochas deve ter crescimento (ou redução da queda), tanto no Brasil, quanto no ES. No entanto, para 2018 a estabilidade é condição essencial para a recuperação”, afirmou.

MPs da Mineração
O advogado especialista em direito ambiental, Victor Athayde, apresentou atualização sobre o andamento das MPs de Mineração e Licenciamento Ambiental. No final de julho, Governo Federal editou três medidas provisórias, o chamado Pacote de Revitalização da Mineração que aborda: a MP 789, que cuida da Cefem, a 790, que altera pontualmente o Código de Mineração, e a 791, que cria a Agência Nacional da Mineração. As MPs da Cefem e da Agência já foram encaminhadas para sanção presidencial. Já a MP do Código caiu, pois não foi votada a tempo para ser encaminhada à sanção. “Nossa expectativa agora é com relação ao texto que será aprovado, pois o original já foi bastante modificado”, observou Victor.

Transporte de rochas
O Sindirochas está fazendo estudo técnico para atualização das normas do transporte de rochas. Uma minuta para atualização de alguns pontos está sendo desenvolvida. O relator é o engenheiro Rubem que abordará ensaios para verificação de desempenho de carrocerias e sistemas de amarração de cargas. A previsão para realização dos ensaios é na segunda quinzena de janeiro, dias 16 e 17.

Laboratório de análises e ensaios
O sindicato tem avançado nos trâmites para criação do laboratório de análises e ensaios que atenda toda a cadeia produtiva. A previsão é que até janeiro seja concluída a primeira parte do cronograma de estudo para implantação do projeto que está sendo desenvolvido em com apoio da Findes.


Apuração reunião Vitória
Fernando cineli, diretor executivo da APEX Partners apresentou a instituição voltada para investimentos e soluções financeiras sob medida para as empresas.
Surgiu para oferecer alternativas para o mercado de capitais, desenvolver o ecossistema de serviços financeiros e mercado de capitais do Espírito Santo, promovendo assim a melhoria do bem-estar social.

Cartilha Tributária
Criada após iniciativa do Comitê Tributário do Sindirochas, em 2016, a Cartilha Tributária do Setor de Rochas está na fase final de produção. Em razão das férias coletivas da maioria das empresas, o lançamento deve acontecer em fevereiro ou março do ano que vem. “Este material é um importante instrumento que oferecemos como aprimoramento e qualificação sobre a atuação do sistema tributário no setor de rochas. Buscamos agrupar o conhecimento acadêmico, a visão da fazenda pública e a experiência profissional daqueles que atuam no dia a dia das empresas, de modo que pudéssemos construir um conteúdo capaz de sistematizar a legislação vigente”, reforçou Tales Machado. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Fucape Busniness School e com a Secretaria de Estado da Fazenda.

Depois de abordados os pontos da pauta, os participantes promoveram um debate minucioso sobre vários os cenários que impactam no desenvolvimento das atividades do setor.

No dia 21 de dezembro, as diretorias do Sindirochas e Cetemag estarão juntas em Barra de São Francisco com os representantes do conselho local para o último bate-papo do ano.

SINDIROCHAS


E-mail: sindirochas@sindirochas.com.br
Fone: (28) 3521-6144
Mais Informações