Lupa
Notícias
Exportadores de rochas debatem testes na modalidade de despacho de blocos
15 de Março de 2019 . 06h51
Exportadores de rochas debatem testes na modalidade de despacho de blocos
Embarcadores, armadores e representantes de empresas exportadoras de rochas ornamentais se reuniram nesta quinta-feira, 14 de março, para alinhamento de itens do despacho de blocos conforme solicitação da Alfândega do Porto de Vitória, em fevereiro. O órgão federal vem orientando que o setor de rochas ornamentais adote uma modificação na sua modalidade de despacho na exportação de carga solta, migrando da atual "DU-E antecipada" para "DU-E normal".

O encontro, coordenado pela superintendente do Centrorochas, Alessandra Bertolani, aconteceu do auditório do Sindaees (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Espírito Santo), no Centro de Vitória, e reuniu mais de 30 pessoas, representando os atores ligados a todo o processo de exportação de rochas ornamentais e o executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, além do assessor jurídico da entidade, Daniel Gomes. Após amplo debate, os participantes foram divididos em grupos para elaboração de um documento único que contemple toda cadeia exportadora. Ele servirá como pauta para o próximo encontro com a Alfândega, agendado para a primeira semana de abril.

Saiba mais
A Alfândega do Porto de Vitória apontou a necessidade da substituição dos embarques antecipados, hoje prática comum na exportação de blocos, para os embarques normais, visando questões de gerenciamento de risco, exigências já adotadas por outros países quanto a antecedência de informações e, ao critério de excepcionalidade previsto para a modalidade dos embarques antecipados.