Lupa
Notícias
Feira de negócios e o desenvolvimento do Sul do Estado
28 de Agosto de 2018 . 09h56
Feira de negócios e o desenvolvimento do Sul do Estado
Eventos de negócios movimentam os setores de turismo, hotelaria, transporte e geram emprego e renda

O sucesso das feiras se reflete nas oportunidades geradas para a economia tanto do setor envolvido, quanto dos negócios e serviços da região onde o evento acontece. Às vésperas da feira internacional do mármore e granito, Cachoeiro de Itapemirim respira e já sente os reflexos da importância do polo de processamento da região Sul para o setor de rochas ornamentais.

Com efeito multiplicador, o evento impacta de forma positiva no turismo de negócios, hotelaria, transporte, gastronomia, entre outros, gerando empregos e renda. O município é considerado o maior polo processador da América Latina. Segundo dados estimados, dos 350 teares multifios instalados no Brasil, 300 estão no Espírito Santo. A região conta com 60% das indústrias de beneficiamento de pedras naturais e oferece uma grande diversidade de materiais.

A feira, que estimula a conexão entre pessoas e a geração de negócios, conta com uma série de ações e soluções que ampliam as oportunidades entre expositores e compradores. São projetos especiais que estimulam a visitação nas empresas localizadas na região e favorecem a promoção de produtos, serviços e a geração de negócios dentro e fora dos limites do evento.

É evidente a relevância de feiras como ferramenta de apoio para o desenvolvimento das cadeias produtivas. Desde a primeira edição, a feira do setor de rochas ornamentais capixaba projetou o sul do Estado no cenário do mármore mundial. A força do arranjo produtivo e a potencialização do evento para o segmento é fundamental para esse resultado. Ganha o setor pelas movimentações comerciais, os setores parceiros e também ganha a região como um todo pela movimentação pré, durante e pós-evento.

Durante os quatro dias, empresas nacionais de máquinas e equipamentos, insumos, tecnologias e pedras naturais apresentam para o mercado suas novidades. Com 29 anos de história, a Cachoeiro Stone Fair confirma, ano a ano, sua tradição e importância para o setor de rochas brasileiro com projeção mundial das riquezas capixabas.

Tales Machado, presidente do Sindirochas (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo)

Artigo publicado no jornal A Gazeta, em 28/08/18