Lupa
Notícias
Feira Internacional do Mármore e Granito receberá exposição de design em pedra e maratona de arquitetura
04 de Maio de 2018 . 16h56
Feira Internacional do Mármore e Granito receberá exposição de design em pedra e maratona de arquitetura
Os projetos visam acompanhar as tendências internacionais que apontam para a modernização no uso de materiais naturais na construção e decoração.

Peças de design produzidas com rochas ornamentais, uma coleção especial com as pedras naturais mais bonitas do Brasil e uma maratona de criação para arquitetos. Essas são apenas algumas das novidades da Vitoria Stone Fair para a sua 45ª edição, que acontece de 05 a 08 de junho na Grande Vitória.
O evento, considerado a maior feira de rochas ornamentais e tecnologias das Américas, tem investido em projetos inovadores para os setores de arquitetura e design, acompanhando as tendências internacionais que apontam para a modernização no uso de materiais naturais na construção e decoração.
Um dos projetos especiais para esta edição é uma exposição de móveis e objetos produzidos com rochas. A mostra, com curadoria de Adélia Borges, é uma iniciativa da Associação Brasileira da Industria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, no projeto Brasil Original Stones.
Adélia é curadora e crítica, tendo organizado mais de 40 exposições no Brasil e no exterior. Para a Vitoria Stone Fair 2018, ela quer mostrar a beleza das pedras brasileiras de uma forma diferente e mais trabalhada. “Tradicionalmente o Brasil vende commodities, o produto bruto. Precisamos trabalhar esses materiais com inteligência, criação e inovação, aproveitando o potencial das pedras para criar produtos acabados com maior valor agregado”, pontua.

Outra novidade da feira é a realização da edição especial do Archathon Vitoria Stone Fair, maratona de criação para arquitetos considerado o maior workshop de arquitetura e design das Américas. O projeto irá trazer o olhar treinado de um grupo de arquitetos sobre o uso do mármore e granito na construção e decoração de ambientes.
A diretora de comunicação do Archathon, Anna Rafhaela Bonifácio, explica que o projeto é o principal canal de oportunidades para arquitetos e designers de interiores no Brasil: “A dinâmica de workshop objetiva capacitar os participantes, por meio de conteúdo, networking e prática profissional”.
Anna Rafhaela acrescenta que a Vitória Stone Fair já faz parte do roteiro dos arquitetos e designers mais antenados. “O que queremos agora é que eles tenham a oportunidade de expor durante a feira a importância do seu trabalho para o desenvolvimento de novas soluções e aplicações para pedras naturais”, completa. O grupo que apresentar o melhor ambiente planejado com o uso de rochas ornamentais será premiado.
Empresas lançam novos materiais em grande estilo
Consolidando a Feira de Vitória como evento referência para a América Latina e para o mundo, empresas tradicionais brasileiras irão trazer seus lançamentos mais aguardados para um espaço conceitual durante a Vitoria Stone Fair. O projeto “Stone Collection” é uma iniciativa dos organizadores do evento para valorizar ainda mais as novidades do mercado brasileiro, atraindo mais compradores e oportunidades de negócio para expositores tradicionais.
Os projetos especiais da Feira Internacional do Mármore e Granito fazem parte de uma agenda de inovações planejada pela organização do evento, que promete fazer desta edição da Feira um marco importante na relação entre os setores da cadeia produtiva de rochas ornamentais.
“A união dos diversos setores envolvidos na extração, beneficiamento, comercialização e personalização das pedras naturais representa o futuro. Não é mais possível trabalhar separadamente, sem pensar na importância de conectar as empresas de rochas com o consumidor final. Somente esse contato levará à modernização do setor e a manutenção da sua relevância”, afirma Cecília Milanez, diretora da Milanez & Milaneze, responsável pela Vitoria Stone Fair.

Informações
- Vitoria Stone Fair
- Archathon
- Brasil Original Stones

A Vitória Stone Fair l Marmomac Latin America acontece de 05 a 08 de junho, na Grande Vitória, no Espírito Santo. É realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag). Conta com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), além do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, Sesi-Senai e Sebrae/ES.