Lupa
Notícias
Governo do ES e Apex-Brasil lançam programa de capacitação para exportação
07 de Fevereiro de 2020 . 13h07
Governo do ES e Apex-Brasil lançam programa de capacitação para exportação
O governador Renato Casagrande recebeu nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, para oficializar a expansão, no Espírito Santo, do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), destinado às empresas capixabas. O executivo do Sindirochas e Centrorochas, Celmo de Freitas, representou as entidades durante a cerimônia que aconteceu no Palácio Anchieta.

Pela manhã, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, representou o presidente da Findes, Léo de Castro, em uma agenda com o presidente da Apex-Brasil, secretários estaduais e representantes de várias instituições locais.

O PEIEX é um programa nacional voltado para capacitação e aperfeiçoamento de empresas com potencial exportador. No Espírito Santo, sua execução é desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes). O Núcleo Operacional do programa já está operando em Vitória, mas as empresas capixabas podem contar também com o apoio de outros dois polos de atendimento: em Linhares, com foco no atendimento a empresas localizadas na região norte do Estado; e outro em Cachoeiro de Itapemirim, voltado às empresas da região sul, o qual tem por base as instalações do Sindirochas, parceiro nessa ação. O PEIEX é um serviço totalmente gratuito e oferece atendimento customizado "in loco", participação em oficinas de qualificação e rodadas de negócios.

A expectativa é que o programa no Espírito Santo qualifique, em um período de 24 meses, 200 empresas para atuarem de forma competitiva no mercado externo. O PEIEX-ES visa a atender empresas brasileiras não exportadoras ou iniciantes que atuam nos diversos setores da economia. A equipe de extensionistas já iniciou atendimento a empresas de rochas, celulose, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas, cosméticos, madeira e móveis e têxtil e moda. Outros setores poderão aderir ao Programa de Qualificação.