Lupa
Notícias
Homenagens, emoção e assinatura do decreto do ICMS marcam a abertura da Cachoeiro Stone Fair 2019
02 de Setembro de 2019 . 15h05
Homenagens, emoção e assinatura do decreto do ICMS marcam a abertura da Cachoeiro Stone Fair 2019
Edição comemorativa de 30 anos do evento está sendo realizada no Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa até sexta-feira (30)

Autoridades, empresários, marmoristas e profissionais do setor de rochas ornamentais que fizeram parte dos 30 anos de história da Cachoeiro Stone Fair participaram, na noite desta terça-feira (27), da abertura oficial da edição comemorativa da feira. A solenidade foi marcada por homenagens, emoção e também pela assinatura do decreto de postergação do ICMS pelo Governo do Estado das vendas realizadas.

O governador Renato Casagrande elogiou a solenidade e disse que Cachoeiro de Itapemirim sempre surpreende. “Para enxergar o desenvolvimento do Espírito Santo, basta olhar para o setor de rochas ornamentais e ver como nós avançamos nesses últimos tempos, muito disso graças à realização desta feira”, ressaltou em seu discurso.

Ao lado do secretário de Estado da Fazenda, Rogélio Pegoretti, Casagrande assinou também o documento que decreta que o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das operações realizadas durante a feira poderá ser pago até o dia 24 de dezembro de 2019, medida que incentiva ainda mais os negócios.

Outro momento marcante da solenidade foi a cerimônia de posse simbólica do novo secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro. “Essa é a minha primeira agenda pública como secretário e já assumo perante aos presentes o meu compromisso de conduzir as ações para atingir todos os objetivos do governo”, disse.

Léo de Castro, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), ressaltou a quantidade de boas iniciativas no Espírito Santo e aproveitou para elogiar o evento e o setor de rochas ornamentais. “Essa feira foi uma grande mola para que esse segmento se desenvolvesse com competência. Participei há 30 anos, ao lado do meu pai, e é muito bacana estar aqui de novo vendo como o setor tem se desenvolvido”, pontuou.

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, falou da emoção diferente em participar da feira este ano. “Estar prefeito da minha cidade nessa ocasião é muito gratificante. A feira tem um toque especial na nossa cidade, é um setor que movimenta muito a nossa economia e assistir todas essas homenagens mexe muito com a gente”, ressaltou.

Tales Machado, presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), parabenizou a organização pela edição comemorativa de 30 anos do evento. “A feira é um momento muito rico para todos nós empresários, é a oportunidade para mostrarmos nossos produtos para 16 mil visitantes e concretizarmos grandes negócios”, disse dando as boas-vindas aos participantes.

Reinaldo Dantas Sampaio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) falou do privilégio de participar da edição comemorativa da feira. “A Abirochas se orgulha de participar ativamente da história desse evento. Temos que parabenizar os pioneiros e heróis do setor que na sua ousadia empresarial pavimentaram os caminhos através dos quais nós construímos a prosperidade do segmento”, ressaltou.

Homenagens
O ponto alto da noite foram as homenagens prestadas pela organização aos empresários, autoridades e entidades que ajudaram a construir a história da Cachoeiro Stone Fair nos últimos 30 anos. Entre os homenageados estavam Álvaro Abreu, Luiz Henrique Toniato e Cecília Milanez – grandes responsáveis pela primeira edição do evento. Eles, inclusive, reproduziram a foto tirada há 30 anos, na estreia da feira.

Cecília foi novamente homenageada pelo presidente do Sindirochas, Tales Machado, que deu dois presentes especiais para a fundadora da Milanez & Milaneze: um cordão com a palavra gratidão e a oração do Pai Nosso interpretada por dois músicos com voz e violino. “Foram muitas parcerias nesses 30 anos e temos muita gente para homenagear. Sabemos todas as pessoas que contribuíram para o evento chegar aonde chegou”, ressaltou Cecília.

Também foram homenageados o governador Renato Casagrande; o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho; o presidente da Findes, Léo de Castro; Luiz Fernando Mello Leitão, representando o Bandes; Luiz Henrique Toniato, do Sebrae-ES; Reinaldo Sampaio, da Abirochas; Frederico Robinson, do Centrorochas; e Valdecyr Viguini, da Rochativa.

O prefeito Victor Coelho voltou ao palco emocionado para receber a homenagem póstuma ao seu pai, José Affonso Coelho – representando todos os presidentes do Cetemag e Sindirochas. A revista Rochas de Qualidade; o empresário Otimar Scaramussa, que representou todos os expositores; Haremildo Pessin, Camilo Cola, Dietrix Cashner, João Batista Dalvi, Aureo Mameri e Atilio Travaglia.