Notícias
Inovação marca edição comemorativa da Vitoria Stone Fair
08 de Fevereiro de 2018 . 09h34
Inovação marca edição comemorativa da Vitoria Stone Fair
A 45ª edição traz as novidades e tendências na cadeia produtiva do setor de rochas ornamentais, com foco em tecnologia, design e sustentabilidade.

Os últimos anos mostraram o potencial do setor de rochas brasileiro para se estabelecer como referência mundial, com um dos mais modernos parques tecnológicos e grande representatividade econômica. Ao mesmo tempo, momentos de fragilidade política e o consequente impacto na indústria mostraram que é preciso buscar estabilidade e oferecer novas soluções, encarando o desafio de reconquistar antigos parceiros e alcançar novos mercados.

É seguindo o caminho da inovação que a 45ª edição da Vitória Stone Fair pretende causar um impacto positivo no setor de rochas ornamentais, que cresce a cada ano em relevância para o país. As pedras brasileiras são responsáveis por mais de 1 bilhão de dólares em exportação, anualmente. Desse valor, 80% é proveniente do Espírito Santo, estado com mais de 1000 empresas de extração e beneficiamento de rochas ornamentais.

A programação da Vitoria Stone Fair 2018, que tem a presença confirmada das empresas e entidades mais importantes do setor, contará com projetos e eventos especiais para compradores, parceiros internacionais, profissionais da arquitetura, construção e estudantes. Dentro do espaço, serão criados ambientes de interação entre o público consumidor e os produtos, com amostras de como os materiais naturais podem transformar um ambiente, trazendo beleza e modernidade no design.

Na edição de 2017 participaram mais de 300 expositores e 20 mil visitantes, de 46 países e de todos os estados brasileiros. China, Índia, Estados Unidos, Itália e Turquia são alguns dos parceiros mais tradicionais, mas países como Egito, França, Grécia e até o Vietnã também têm mostrado crescente interesse na feira.

Uma iniciativa do evento para movimentar a promoção do setor em novos mercados é o Projeto Buyers Club, que traz compradores mundiais de mercados estratégicos para a feira. “Em 2017 recebemos mais de 100 compradores internacionais no projeto. A expectativa para 2018 é expandir o alcance do Buyers Club, tanto em mercados quanto em número de participantes”, conta Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa realizadora da feira.

A representatividade internacional da feira de Vitória tem sido reforçada a cada edição através da união com a Veronafiere, empresa italiana com mais de 100 anos de experiência na realização de feiras. A parceria, firmada em 2013, exalta a demanda constante do mercado externo pela diversidade de produtos naturais brasileiros: granito, quartzito, mármore, ardósia, e uma infinidade de novidades e tecnologias envolvendo a variedade incrível de produtos e serviços nacionais.

“O Brasil é extremamente importante para o mercado mundial de rochas ornamentais. A feira de Vitória é uma das datas mais importantes do calendário mundial do setor e uma ferramenta de grande impacto na valorização e promoção internacional das pedras naturais”, completa Piz.

Em 2018 a Vitoria Stone Fair conta com um número recorde de delegados internacionais, atuando em mais de 40 países com o objetivo de divulgar e buscar novos expositores e visitantes para a feira brasileira. China, Índia, Portugal, Espanha e Turquia são alguns exemplos de países que contam com representantes, ajudando a trazer cada vez mais negócios internacionais para o Brasil.

Uma plataforma para geração de negócios

Apesar da crescente relevância internacional, a feira de Vitória também é essencial para o mercado interno brasileiro. Desde o primeiro ano de realização, o evento tem incentivado a indústria no Brasil e no Espírito Santo, levando empresários a buscarem equipamentos mais modernos e novidades para apresentar a cada edição.

O parque industrial brasileiro é o terceiro maior importador mundial de tecnologias para extração e beneficiamento. A importância da Vitória Stone Fair nesse cenário é trazer atores mundiais para interagir com o arranjo produtivo local, criando um ambiente favorável para novos negócios e parcerias.

“A indústria capixaba de rochas vem, ao longo dos anos, consolidando o Espírito Santo como o maior produtor, comercializador e exportador de rochas do Brasil. Reconhecida internacionalmente, a feira atrai a atenção de empresários e profissionais dos cinco continentes, e a cada edição se confirma como plataforma global para geração de negócios, parcerias e intercâmbio de informações no mercado de rochas ornamentais”, ressalta o presidente do Sindirochas, Tales Machado.

A Vitória Stone Fair l Marmomac Latin America acontece de 05 a 08 de junho, na Grande Vitória, no Espírito Santo. É realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag). Conta com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) e do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), além do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, Sesi-Senai e Sebrae/ES.

Crédito das imagens: Rafael Bossi

SINDIROCHAS


E-mail: sindirochas@sindirochas.com.br
Fone: (28) 3521-6144
Mais Informações