Lupa
Notícias
Instituições de pesquisa atualizam Sindirochas sobre status da norma para utilização de finos do beneficiamento de rochas
11 de Outubro de 2019 . 10h46
Instituições de pesquisa atualizam Sindirochas sobre status da norma para utilização de finos do beneficiamento de rochas
Os pesquisadores responsáveis pelos projetos de inovação tecnológica e desenvolvimento econômico para utilização de finos de rochas ornamentais como subproduto, apresentaram na quarta-feira, 09 de outubro, o andamento dos estudos para representantes do Sindirochas, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), entidades promotoras das pesquisas.

Os projetos surgiram para atender uma demanda do sindicato patronal de rochas, que conta com apoio da Fapes e Iema. O objetivo é propor uma normativa ao órgão de fiscalização ambiental para que sejam utilizados os finos do beneficiamento da produção no setor de rochas ornamentais como matéria prima para fabricação de outros produtos como confecção de cerâmica vermelha, artefatos de concreto e outros fins.

Estavam presentes no encontro realizado no auditório da Fapes, em Vitória, representantes do Sindirochas, Iema, Fapes, Ufes, Ifes e Cetem. Entre eles, o presidente da entidade patronal, Tales Machado; o executivo, Celmo de Freitas; o assessor institucional, Rogério Ribeiro; o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes e o diretor regional do Cetem, Francisco Holanda.

Os projetos contam com recursos do fundo Comitê Diretivo do Funcitec/MCI, via Fapes. As instituições executoras são Cetem, através do Núcleo Regional do Espírito Santo (NRES); Ufes, Ifes e UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro).

* Finos do beneficiamento de rochas ornamentais é a denominação estabelecida para os resíduos produzidos pelas indústrias do setor.