Lupa
Notícias
Instituições do arranjo produtivo de rochas do ES, MG e CE assinam Protocolo de Integração
18 de Fevereiro de 2020 . 09h39
Instituições do arranjo produtivo de rochas do ES, MG e CE assinam Protocolo de Integração
Os presidentes do Sindirochas-ES (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo), Tales Machado, e Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais), Frederico Robison, cumpriram agenda em Belo Horizonte nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, quando participaram da apresentação “Plano Estratégico Minas Gerais e Espírito Santo”, desenvolvido pela FINDES e FIEMG. Na ocasião, as duas entidades do setor de rochas ornamentais, assinaram o “Protocolo de Integração”. Junto com Sinrochas-MG (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais) e Simagran-CE (Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará), Sindirochas-ES e Centrorochas, se comprometem em atuar em conjunto pela busca de seus objetivos. Os três estados (ES, MG e CE) detêm cerca de 95% das exportações do segmento no Brasil.

A união dos estados indica a busca de um fortalecimento dos mesmos, o que será benéfico ao fortalecimento do país. O movimento nasceu como agregador aos interesses nacionais, o mesmo ocorrendo na integração das entidades do setor de rochas que selaram o acordo.

O documento foi assinado pelos presidentes do Centrorochas e dos sindicatos patronais dos três maiores estados exportadores do setor de rochas no país: Frederico Robison (Centrorochas), Carlos Rubens (Simagran-CE), Tales Machado (Sindirochas-ES), e Balbino Figueiredo (Sinrochas-MG). A integração entre as lideranças do setor acontece com apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santos (Findes).

“Plano Estratégico Minas Gerais e Espírito Santo”
Plano desenvolvido pela Findes e Fiemg com foco na infraestrutura e logística para estimular investimentos em estradas, portos e ferrovias nos dois estados. Os trabalhos incluem ainda o desenvolvimento dos municípios no Vale do Rio Doce, a segurança jurídica nas transações entre as empresas em MG e no ES e ainda a indústria de óleo e gás.

Além dos presidentes das federações capixaba e mineira, Léo de Castro e Flávio Roscoe, os governadores do ES, Renato Casagrande, e MG, Romeu Zema, o ex-senador Ricardo Ferraço, o coordenador da Bancada do ES, Josias da Vitória, o deputado federal, Evair de Melo, Eutemar Venturim (Cetemag), além de empresários e outras lideranças políticas.