Lupa
Notícias
Laboratório de rochas ganha destaque na primeira reunião dos Conselheiros da nova gestão
19 de Setembro de 2018 . 16h40
Laboratório de rochas ganha destaque na primeira reunião dos Conselheiros da nova gestão
A primeira reunião do Conselho Gestor, eleito para o triênio 2018/2021, aconteceu no dia 12 de setembro, na regional do Sindirochas em Cachoeiro de Itapemirim, com transmissão via videoconferência para a Serra e Nova Venécia. Entre os assuntos abordados, ganhou destaque a evolução do projeto para implantação do Laboratório de Caracterização de Rochas Ornamentais, em parceria com a Findes, via Senai-ES, cuja inauguração está prevista para fevereiro do ano que vem.

O consultor do Senai Vila Velha, Luís Cláudio Magnago Andrade, detalhou o cronograma de trabalho e a integração do laboratório ao já existente LABEMC – Laboratório de Materiais de Construção, permitindo o uso da mesma estrutura física localizada em Vila Velha, e de pessoal, de forma a garantir agilidade no atendimento e preços competitivos a seus clientes devido à menor necessidade de investimento e custeio rateado. Segundo o consultor, os trabalhos estão acontecendo dentro dos prazos previstos. “Atualmente estamos fazendo a especificação dos equipamentos para seguir para o processo de compra. O espaço disponível passará por uma reforma física, ele será ampliado para atender a nova demanda do setor de rochas”, detalhou.

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, destacou que o laboratório é uma demanda antiga do setor de rochas capixaba. “Sua conclusão trará um grande avanço para o Espírito Santo. Atualmente, a cadeia produtiva de rochas capixaba é responsável por 80% das exportações do país, no entanto, o Estado ainda não conta com um espaço que atenda as demandas do segmento. Depois de pronto, o laboratório fará as análises e ensaios de todo arranjo produtivo”.

Confira status de outros assuntos abordados durante a reunião mensal do Conselho Gestor:

Rochativa
Braço social do setor de rochas ornamentais, a instituição participou com um stand na 35ª Feira da Bondade, que aconteceu de 14 a 16 de setembro, no parque de exposições, em Cachoeiro de Itapemirim. Empresários mantenedores e amigos da associação foram convidados a doarem seu tempo e trabalharam como voluntários nos dias do evento.

Projeto Pedreira Legal
O Sindirochas está estruturando, via Abirochas, divulgação do projeto na Marmomac 2018, uma das maiores feiras do setor de rochas ornamentais e referência no mundo para o segmento, que acontecerá de 26 a 29 de setembro, em Verona, na Itália.

Projeto IPI
Estudos sobre o assunto já foram feitos realizados pelos advogados do Sindirochas. Ficou definido pelo Conselho aguardar o fim do período eleitoral para dar prosseguimento ao projeto.