Notícias
Ministro lança projeto-piloto no ES para simplificar operação de transporte de carga
28 de Maio de 2019 . 16h09
Ministro lança projeto-piloto no ES para simplificar operação de transporte de carga
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, lançou, nesta segunda-feira, 27 de maio, no Espírito Santo, o projeto-piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e). A nova tecnologia, que será implantada em fase de testes pelos próximos meses, permitirá a unificação de cerca de 20 documentos que são exigidos para operações de transporte de carga no país. A convite do Ministério da Infraestrutura, o Sindirochas está representando o setor já que ele será um dos segmentos envolvidos no projeto piloto, inicialmente com algumas empresas.

A iniciativa faz parte de uma série de medidas de desburocratização e de melhorias no processo de fiscalização que estão sendo desenvolvidas pelo Governo Federal. O documento vai simplificar procedimentos administrativos para evitar as longas filas nas operações de fiscalização e em procedimentos burocráticos, que hoje somam uma espera de 6 horas em média.

De acordo com Tarcísio de Freitas, o objetivo do Ministério é usar sistemas inteligentes como o Dt-e para conectar diretamente o transportador com o embarcador. “Vamos acabar com a necessidade de intermediários, diminuir a evasão fiscal, trazer justiça tributária e aumentar a arrecadação. A exigência de documentos e procedimentos complicados onera a operação para o caminhoneiro, que sofre com a burocracia e com os altos custos dos serviços de despachante”, afirmou.

O projeto-piloto será realizado no âmbito do sistema de monitoramento eletrônico conhecido como “Canal Verde Brasil”, que já está em funcionamento em 55 pontos no país. O sistema, regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também está sendo adotada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em rodovias federais.

O evento aconteceu no Centro Administrativo do Porto de Capuaba, margem de Vila Velha, e contou com a presença do governador Renato Casagrande, da vice-governadora, Jaqueline Moraes, além de outras autoridades estaduais. O presidente do Sindirochas, Tales Machado, participou do evento ao lado dos presidentes do Cetemag, Eutemar Venturim, e Centrorochas, Frederico Robison. Na ocasião, eles entregaram ao Ministro um documento com dados sobre o setor de rochas ornamentais.

SINDIROCHAS


E-mail: sindirochas@sindirochas.com.br
Fone: (28) 3521-6144
Mais Informações