Lupa
Notícias
Negócios, inovação, parcerias e projetos em prol do crescimento do setor de rochas marcam 47ª edição da Vitoria Stone Fair
18 de Fevereiro de 2019 . 16h59
Negócios, inovação, parcerias e projetos em prol do crescimento do setor de rochas marcam 47ª edição da Vitoria Stone Fair
Durante seus quatro dias, a feira movimentou o mercado global de rochas ornamentais, ao abrir o calendário mundial de eventos do setor, antecipando as principais tendências em pedras naturais, novas tecnologias e design. A Vitoria Stone Fair sinalizou o movimento do segmento na direção da comercialização de produtos com maior valor agregado, visível pela apresentação de diversos estandes, sendo marcada, também, por parcerias firmadas para alcançar uma destinação produtiva de resíduos gerados no beneficiamento das rochas, o que levará, certamente, a mais desenvolvimento do setor e da sociedade capixaba.

Já na de abertura da Vitoria Stone Fair l Marmomac Latin America 2019, no dia 12, a cerimônia foi marcada pela apresentação de protocolos de tratamento de resíduos que visam o desenvolvimento do setor de rochas e da sociedade capixaba. Com autoria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), os protocolos são voltados para o gerenciamento de resíduos de rochas ornamentais e para o aproveitamento em subprodutos (UFES); reaproveitamento dos resíduos do beneficiamento de rochas em artefatos de cerâmica vermelha e artefatos de concreto à base de cimento Portland (CETEM). Ambos já estão assinados e contam com o custeio do Governo no Estado do Espírito Santo.

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, informou que ainda está previsto a assinatura de mais um projeto da FAPES, desta vez com a coordenação do IFES, que utilizará a tecnologia de inteligência artificial para pesquisar projetos mundiais que tratam do resíduo, para posteriormente, aperfeiçoar os estudos/resultados para a cadeia setorial de rochas do Espírito Santo. “O setor evoluiu no tratamento de resíduos. Atualmente, 100% das indústrias reaproveitam a água e monitoram os resíduos. O Sindirochas trabalha incessantemente pela busca de sinergia em ações que promovam o desenvolvimento do setor e da sociedade, sempre com atenção aos ganhos socioeconômicos que essas parcerias possam propiciar. Os protocolos assinados na abertura da Vitoria Stone Fair são exemplos disso”, pontuou.

Em tom de comemoração, o presidente de Sindirochas também anunciou a parceria com a Embrapa, instituição de pesquisa voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor agropecuário, e a FINDES. O protocolo de intenções foi assinado durante a solenidade e tem como objetivo desenvolver pesquisas e tecnologias para o aproveitamento dos resíduos da mineração e beneficiamento de rochas ornamentais para, entre outras possibilidades, utilização em processos de rochagem, remineralização e recuperação de solos.

Na oportunidade, Léo de Castro, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), reforçou a importância do setor de rochas ornamentais capixaba, que é reconhecido mundialmente e que pode ser comprovado com a Vitoria Stone Fair. Ele falou ainda sobre a importância da aliança com as prefeituras, e também da classe empresarial e política em projetos para o Estado, principalmente na área de logística. “Temos que atrair capital privado para os investimentos em infraestrutura do Estado”, disse.

Durante discurso, o governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, avaliou positivamente a parceria da Embrapa com as entidades e ressaltou a importância do setor de rochas para o Espírito Santo: “Considero um setor estratégico, que avançou no desenvolvimento de várias regiões. O setor pode ter a certeza que tem no Governo do Estado um aliado, um parceiro para discutir tributos, meio ambiente, infraestrutura e uma ponte com o Governo Federal para que estejam ainda mais presentes em nosso Estado”.

Estado ganha laboratório de caracterização de rochas ornamentais
O presidente da Findes, Léo de Castro, entregou ao presidente do Sindirochas, Tales Machado, o resultado do primeiro ensaio realizado no laboratório de caracterização de rochas ornamentais construído pela FINDES/SENAI, no Espírito Santo. Cumprindo assim uma promessa de longa data que visa entregar ao setor um laboratório que atendesse à demanda dos mineradores capixabas.

Projetos especiais movimentaram a feira
A Vitoria Stone Fair também foi marcada pela intensificação da aproximação com os especificadores de materiais, evidenciada pelos diversos projetos que fizeram parte da programação do evento.

A maratona de arquitetura e design Archathon reuniu mais de 70 profissionais de 8 estados brasileiros, que, durante os quatros dias da feira, desenvolveram projetos com o uso das rochas naturais.

Outra ação que movimentou o evento foi a segunda edição da exposição Brazilian Stones Original Design, promovida pela Abirochas em parceria com a Apex-Brasil, que aconteceu no mesmo espaço do projeto Stone Collection. No espaço, de mais de 250 metros quadrados, a mostra reuniu de mesas, bancos e fruteiras, criados por 16 designers renomados no país, até obras de artistas consagrados. A transformação de materiais brutos, como granitos, mármores e quartzitos, em peças de exposição e obras de arte surpreendeu e encantou os visitantes.

Para o presidente do Sindirochas, Tales Machado, a Vitoria Stone Fair sempre traz boas expectativas para o resto do ano. “O retorno para fevereiro, seu mês de origem, foi importante por manter a feira como a primeira oferta do mercado mundial. Um novo conceito de apresentação dos estandes, com maior foco na aplicabilidade das rochas trouxe ao ambiente da feira mais beleza e aconchego, alinhado à riqueza de detalhes e cuidados na sua concepção. Este ano, mais uma vez, houve o lançamento de diversos materiais, em torno de 40, confirmando a diversidade geológica do Brasil. A expectativa para o próximo ano é grande”.