Lupa
Notícias
Palestras em Vitória abrem ciclo sobre sucessão familiar no setor de rochas
22 de Março de 2019 . 15h49
Palestras em Vitória abrem ciclo sobre sucessão familiar no setor de rochas
Sindirochas e Centrorochas receberam empresários, gestores das empresas de rochas ornamentais e convidados, no primeiro evento do ciclo de palestras sobre sucessão familiar nas indústrias do ramo. Cachoeiro será a próxima cidade a receber o evento, na próxima quarta, 27. As inscrições são gratuitas. No dia 05/04, o evento acontecerá em Barra de São Francisco.

Os consultores Adriano Salvi e Danielle Quintanilha conduziram os temas. Na abertura, Adriano abordou a longevidade nas empresas familiares. Segundo ele, essas empresas costumam ter uma performance melhor do que as não familiares, exatamente pelo elemento família. “Em contrapartida, elas têm um problema a longo prazo que é o passar de uma geração pra outra, causado exatamente pela questão família”, apontou. Durante a palestra ele listou uma série de cuidados e ações que as empresas precisam ter para garantir a longevidade.

Em sua apresentação, Danielle Quintanilha destacou os principais pontos necessário no processo sucessório, entre eles, mostrou que a sucessão não é um fato isolado, mas um processo. “Para acontecer um processo de sucessão bem efetivo tem que haver um trabalho entre sucessor e o sucedido para que seja construída essa passagem”, destacou.

No setor de rochas
Com cerca de 60 anos de existência, contada desde a extração do primeiro bloco de mármore no Espírito Santo em 1958, o setor de rochas ornamentais capixaba é formado essencialmente por empresas familiares. Estima-se que mais de 70% das empresas do segmento tenham esta formação, a maioria delas comandadas hoje pela segunda geração da família.

Genuinamente capixaba, a Graniti foi formada há 30 anos pelo empresário Helder Nico, 58, que, ao longo do tempo iniciou sociedade com seu cunhado Edgar Thom, 55. Hoje, o filho de Helder, Willian Nico, 30, se prepara para assumir a parte do pai nos negócios. Os três participaram da palestra em Vitória e adoraram a experiencia. “O que ouvimos aqui foi o ponto inicial para o processo de sucessão. Não podemos deixar nossa empresa parar na nossa geração”, afirmou Helder.

Para o CEO de Vendas da Monte Negro, Renzzo Rizzo, “a palestra foi muito importante e proveitosa para saber como a empresa deve se profissionalizar para encontrar uma forma sadia de fazer o processo sucessório”, destacou.

Próximas palestras
O fórum “A longevidade nas empresas familiares e sucessão familiar” para empresários do setor de rochas ornamentais acontecerá em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 27/03, e em Barra de São Francisco, dia 05/04.

Inscrições gratuitas:
Cachoeiro - Clique aqui
Barra de São Francisco - Clique aqui