Lupa
Notícias
Presidentes do Sindirochas e Cetemag participam de encontro na Grande Vitória com os Comitês de Marmoraria, RH e Tributário
10 de Agosto de 2017 . 17h59
Presidentes do Sindirochas e Cetemag participam de encontro na Grande Vitória com os Comitês de Marmoraria, RH e Tributário
Os presidentes Tales Machado (Sindirochas) e Eutemar Venturim (Cetemag) participaram de três encontros no dia 09 de agosto. Eles se reuniram com os participantes de três grupos de trabalho do Sindirochas. O primeiro encontro foi com o Comitê de Marmorarias, onde eles puderam conhecer o Projeto Marmoraria Modelo que tem como meta estabelecer um padrão mínimo aceitável para a estruturação de uma marmoraria. Na reunião com o Comitê de Recursos Humanos foi apresentado um balanço das atividades realizadas pelo grupo desde sua criação. Já a pauta do encontro com o Comitê Tributário foi a análise do texto e questões que irão compor a cartilha tributária do setor de rochas ornamentais, um guia orientativo de questões tributárias do setor que será divulgado em breve.

Comitê de Marmorarias
O primeiro encontro foi com o Comitê de Marmorarias, onde puderam conhecer o Projeto Marmoraria Modelo que tem como meta estabelecer um padrão mínimo aceitável para a estruturação de uma marmoraria. O grupo atualizou a diretoria das ações realizadas até o momento e apontou os obstáculos para que o programa possa ser colocado em prática. O projeto prevê o envolvimento de várias entidades, tanto do poder público, quanto as entidades do sistema industrial, além do próprio Sindirochas.
O presidente Tales Machado defendeu apoio ao projeto e irá agendar reuniões sobre o assunto com as instituições parcerias. “Esse projeto mostra a força das marmorarias no arranjo produtivo de rochas e valoriza o produto final como fruto de trabalho de toda cadeia”, afirmou. Segundo a coordenadora do comitê, Denise Giestas, existe apenas um projeto semelhante no Rio Grande do Sul, mas o projeto desenvolvido pelo grupo é único.
Durante o encontro, outras demandas do comitê também foram discutidas: estudo de um CNAE específico para as marmorarias, fiscalização e aproximação do setor com os especificadores de rochas ornamentais.

Comitê de RH
O coordenador do Comitê de Recursos Humanos do Sindirochas, José Augusto dos Santos Servino, apresentou um balanço das atividades realizadas pelo grupo desde sua criação. O encontro reuniu os presidentes Tales Machado e Eutemar Venturim, além do diretor executivo do Sindirochas, Romildo Tavares, no dia 09 de agosto, na Serra.
No ano passado, o comitê traçou um diagnóstico setor e classificou as demandas em três categorias: Prevenção, Capacitação e Gente & Gestão. Várias atividades também foram realizadas como palestras sobre modelo de gestão, planejamento estratégico, NR 11 e 12, dentre outros.
O presidente Tales Machado sugeriu que o grupo levantasse os principais temas para apresentar na próxima reunião do Conselho. “O tema é importante para todas as empresas e merece destaque. O setor de rochas hoje precisa se profissionalizar quanto a questão de pessoal”, pontuou.


Comitê Tributário
O Comitê Tributário do Sindirochas se reuniu no dia 09 de agosto, no prédio da Findes, em Vitória, para análise do texto e questões que irão compor a cartilha tributária do setor de rochas ornamentais. O presidente do Sindirochas, Tales Machado, e o presidente do Cetemag, Eutemar Venturim, participaram do encontro.
O projeto, iniciado no ano passado, é uma parceria do Sindirochas, Fucape e Secretaria de Estado da Fazenda. A previsão é que o guia orientativo de questões tributárias do setor seja divulgado até o final do ano.