Lupa
Notícias
Projeto de “Eficiência Logística” do Ministério de Infraestrutura será testado no Espírito Santo
05 de Abril de 2019 . 09h23
Projeto de “Eficiência Logística” do Ministério de Infraestrutura será testado no Espírito Santo
O Ministério da Infraestrutura está desenvolvendo diversas ações para a desburocratização e redução de custos nas operações de transportes no Brasil, tendo em vista a necessidade de melhoria na eficiência logística do país. A convite do ministério, o Sindirochas participou na terça-feira, 02 de abril em Brasília, de reunião técnica sobre o eixo “Eficiência Logística”, cuja fase inicial contará com um Projeto-Piloto no Espírito Santo.

Esse item faz parte do Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente, no âmbito do Programa “Transformação Digital da Gestão da Infraestrutura Federal”. Com a implantação do projeto piloto no Espírito Santo, espera-se obter a configuração e a solução integral para efetiva entrada em produção da Rede Brasil Inteligente em todo Território Nacional, na forma de Política Pública Federal.

O Sindirochas foi representado no encontro pelo executivo Celmo de Freitas. Também estiveram na reunião o Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o Coordenador Geral do Ministério Infraestrutura, Rone Evaldo Barbosa, além de representantes da Secretaria Nacional de Fomento, Planejamento e Parcerias, Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), Codesa, Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga, dentre outros.

O Projeto 3i – Rede Brasil Inteligente consiste basicamente no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), constando as seguintes diretrizes fundamentais:
1. Adoção do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) como documento único para toda e qualquer operação de transporte rodoviário de cargas e de passageiros;
2. Identificação automática e pesagem dinâmica de veículos em toda a malha rodoviária federal;
3. Integração das várias bases de dados correlacionados às operações de transportes para a desburocratização do processo de obtenção de autorizações, licenças e outros documentos;
4. Automatização do controle e agendamento das operações de carga/descarga nos portos e terminais;
5. Automatização dos processos de obtenção de dados para o planejamento de transportes.

A previsão é que o projeto-piloto seja iniciado no Estado no dia 02 de maio. Até lá, outros encontros serão necessários para ajustes da operação.