Lupa
Notícias
Projeto "Laboratório de Rochas" avança por meio de parceria entre Findes e Sindirochas
06 de Abril de 2018 . 18h45
Projeto
Setor ornamental capixaba aguarda validação de laboratório de análises e ensaios que será construído em breve e atenderá toda a cadeia produtiva

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, se reuniu com o presidente da Findes, Léo de Castro, para definir detalhes sobre a viabilização do laboratório de caracterização de rochas que será construído em breve no Espírito Santo. O encontro aconteceu prédio da federação, em Vitória, na quinta, 05 de abril e contou com a participação do superintendente do SESI/ES, Luis Carlos de Souza Vieira, membros da sua equipe e assessores institucionais do sindicato.

O Laboratório de Caracterização de Rochas é uma demanda antiga do setor ornamental capixaba. O projeto está pronto e prestes a ser validado. Sua conclusão será um grande avanço para o Espírito Santo. Atualmente, o setor de rochas capixaba é responsável por 80% das exportações do país, no entanto, o Estado ainda não conta com um espaço que atenda as demandas do segmento. O laboratório fará as análises e ensaios de toda a cadeia produtiva.

Segundo Tales Machado, esta é uma conquista muito importante para todo o APL de rochas. “A conclusão do laboratório mostra o amadurecimento técnico do setor. Nosso objetivo é fornecer o apoio necessário com a confiabilidade exigida, buscando inclusive a certificação do laboratório pelo processo de acreditação junto aos órgãos de controle. O trabalho em parceria entre entidades tem se mostrado o mais adequado, contribuindo para a maximização da qualidade, diversificação dos serviços prestados e redução dos custos para os empresários”, completa.

O presidente da Findes, Léo de Castro, destacou a importância da indústria de rochas. "Esta indústria é um símbolo do Espírito Santo e vem realizando parcerias com o Sistema Findes ao longo das últimas décadas. Recentemente, entregamos mais de R$ 30 milhões em investimentos, com cursos específicos para melhorar a formação profissional, atendimento in company, um laboratório de análise e caracterização de rochas, além de uma unidade de saúde para ampliar a qualidade de vida dos trabalhadores. Nossos esforços buscam a melhoria da competitividade da indústria e o aumento da produtividade para que o setor continue sendo uma referência mundial".

Durante o encontro também foram discutidos outros assuntos relevantes para o setor, como os itens que estão sendo tratados junto à Secretaria de Fazendo do Estado do Espírito Santo (Sefaz). O Sindirochas tem mantido estreito relacionamento com o órgão e conseguido avanços importantes, fruto do alinhamento e apoio da FINDES. Em breve, boas notícias devem ser anunciadas.