Lupa
Notícias
Sindirochas acompanha evolução de projetos demandados ao Cetem
21 de Janeiro de 2021 . 15h59
Sindirochas acompanha evolução de projetos demandados ao Cetem
O presidente do Sindirochas, Tales Machado, acompanhado pelo vice-presidente da entidade e presidente do Cetemag, Eutemar Venturim, além do diretor sindical, Valdecyr Viguini, participou nesta quarta-feira, 20 de janeiro, de reunião no Cetem para acompanhamento dos projetos demandados pela entidade patronal do setor de rochas ao Centro Tecnológico Mineral em Cachoeiro de Itapemirim.

O coordenador substituto do Núcleo Regional do Cetem no Espírito Santo, Leonardo Lyrio, junto a membros da sua equipe, Bruna e Edgard, apresentou a evolução das demandas. A pauta do encontro também contou com discussão de assuntos para maior e melhor interação e envolvimento do setor. Por lá ainda estavam o executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, e o assessor institucional da entidade, Rogério Ribeiro.

Conheça os projetos:
Utilização dos finos do beneficiamento de rochas
Há cerca de dois anos, o Sindirochas buscou apoio do órgão federal, por meio do NRES (Núcleo Regional no Espírito Santo), para o desenvolvimento de um projeto para aproveitamento dos finos de rochas ornamentais como subproduto. O termo “fino do beneficiamento de rochas ornamentais” (FIBRO) é a denominação estabelecida para os resíduos produzidos pelas indústrias do setor. O projeto, desenvolvido pelo Cetem em parceria com a FAPES, UFES e IFES, tem como objetivo propor uma normativa ao órgão de fiscalização ambiental para que seja autorizada a utilizados dos FIBRO’s como matéria prima para fabricação de outros produtos como confecção de cerâmica vermelha, artefatos de concreto e outros fins.

Aplicativo para especificadores de rochas
Há alguns meses, a entidade patronal do setor de rochas apontou ao Cetem a necessidade do desenvolvimento de um aplicativo para marmoristas e especificadores para facilitar a escolha dos materiais de acordo com o fim pretendido pelo profissional, buscando maior assertividade na escolha dos materiais segundo a utilização em cada ambiente. Esse aplicativo, por meio de inteligência artificial, utilizará uma série de critérios técnicos e estéticos para apresentar as melhores alternativas de utilização dentre a enorme variedade de rochas naturais existentes no Brasil.