Lupa
Notícias
Sindirochas leva debate sobre transporte, e-social e reforma trabalhista à Capital
18 de Outubro de 2018 . 10h23
Sindirochas leva debate sobre transporte, e-social e reforma trabalhista à Capital
O auditório da Fetransportes, em Vitória, serviu de palco para o workshop que debateu sobre transporte de rochas, e-Social e reforma trabalhista. O evento foi o segundo da série de três que o Sindirochas promove em outubro abordando assuntos tão relevantes para o setor de rochas ornamentais. O primeiro aconteceu em Cachoeiro, no dia 09, e o próximo encontro serpa no dia 25, em Barra de São Francisco.

A abertura da edição em Vitória foi conduzida pelo executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, que agradeceu o apoio do Cetemag, Fetransportes e Sebrae-ES. Além dos inscritos, também marcaram presença o diretor técnico do Sebrae ES, Benildo Denadai, o superintendente da Fetransportes-ES, Ednaldo Loureiro Ferraz, o presidente do Sindliqes, Joceny Callenzane e o secretário geral do SETPES, Coronel De Angeli.

O transporte de rochas ornamentais foi assunto tratado pelo assessor jurídico da Fetransportes, Transcares e do Setpes, Marcos Alexandre Alves Dias, que conduziu a apresentação “Regulamentação do Transporte de Blocos e Chapas Serradas de Rochas Ornamentais”. Segundo ele, a discussão atual se dá sobre o limite de peso e da necessidade de algumas adequações quanto ao transporte de blocos de menor tamanho (interas), por exemplo. “É essencial o conhecimento da norma vigente para debate sobre os pontos que precisam de ajuste. Temos sugestões já apresentadas ao Contran, que é o órgão regulador, para adequar a norma, de forma segura, à necessidade do transporte”, esclareceu.

O contabilista e pós-graduado em Direito Tributário, Adélio da Costa Gonzaga, comandou o bate-papo sobre “O e-Social e seus impactos na gestão de segurança e saúde do trabalho no setor de rochas”. Segundo ele, o programa atinge todos os empregadores. “Falar em e-Social não significa falar sobre novas leis, mas de novas formas de prestarmos informações que a legislação já exige atualmente. Com ele, o Governo passa a ter conhecimento de toda estrutura da empresa, sendo que hoje destacaremos as questões afetas a medicina, saúde e segurança do trabalho”, pontuou.

O último assunto tratado no evento foi “Os impactos da Reforma Trabalhista no Setor de Rochas”, sob a coordenação do assessor jurídico do Sindirochas, Henrique Nelson Ferreira. Para ele, essa é a maior alteração na legislação trabalhista, desde a CLT. “É fundamental conhecer o que está em vigor para entender as mudanças e o que deve ser cumprido à medida em que a legislação for sendo atualizada”, esclareceu.

Os interessados em participar da edição em Barra de São Francisco, no dia 25 de outubro, precisam correr, pois as vagas são limitadas. A participação é gratuita, mediante inscrição no site do Sindirochas. O evento é uma promoção do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), com apoio do Cetemag, Fetransportes e Sebrae-ES.

Programação Workshop Setor de Rochas Ornamentais
Temas: Regulamentação do transporte de rochas, e-Social e Impactos da Reforma Trabalhista
25/10 – Barra de São Francisco, no Auditório do Sindirochas, no Bairro Irmãos Fernandes. De 8h às 12h
Inscrições limitadas e gratuitas. Clique aqui e garanta a sua vaga!