Lupa
Notícias
Sindirochas participa de reunião com a Comissão de Segurança em Transportes da ALES
26 de Abril de 2018 . 09h30
Sindirochas participa de reunião com a Comissão de Segurança em Transportes da ALES
Convidado pelo movimento dos transportadores de rochas ornamentais, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, participou nesta segunda-feira, 23 de abril, de reunião da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), em Vitória. A Comissão recebeu denúncias sobre a balança móvel de veículos e cargas utilizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Km 79 da BR-259, em Colatina. As reclamações são dos transportadores do setor de rochas.

O debate sobre o tema foi o ponto central da reunião do colegiado. Os transportadores alegam que carretas carregadas com blocos de granito com peso dentro dos limites da lei são multadas pelo Dnit.

A advogada dos transportadores de pedras de granito, Marlucia de Freitas, disse que apesar do peso das cargas estarem dentro do limite legal, no momento em que sistema do Dnit faz a pesagem, descontando o veículo, os valores saem alterados e por isso os motoristas acabam multados. “Esse é um problema que temos apenas com a balança móvel do Dnit porque a balança fica no nível do asfalto, o que altera o peso da carga, e eleva esse peso em média três toneladas. Nas balanças da Polícia Rodoviária Federal e dos portos os pesos das cargas ficam dentro da legislação”, explicou.

O deputado Da Vitória (PPS) foi quem recebeu as reclamações do movimento dos transportadores. Ele sugeriu que a comissão e os representantes dos transportadores façam uma reunião com o Dnit para discutir a situação. “Esse é um tema muito sério. Precisamos dialogar com o Dnit, e não permitir que trabalhadores bem-intencionados sejam prejudicados por equipamentos inadequados para fiscalização. E se o erro for comprovado, iremos encaminhar o caso ao Ministério Público Federal para análise”, afirmou. O presidente da Comissão de Segurança, deputado Gilsinho Lopes (PR), informou que irá agendar uma reunião com o Dnit para discutir a situação.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado, defendeu a demanda dos transportadores. “Esse é um tema muito importante, onde houver qualquer debate sobre transporte de rochas o Sindirochas estará presente. O sindicato é solidário aos transportadores que atuam na regularidade e aqueles que buscam se ajustar as normas. O setor de rochas ornamentais depende do serviço prestado por esta categoria. Sendo assim, em qualquer instância que o transporte de rochas esteja sendo debatido, o sindicato estará presente”, disse.

Também participou da reunião o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado, Wyllis Lyra. Ele declarou que não podia dar declarações sobre o processo de pesagem de cargas feito pelo Dnit já que a atuação dos órgãos é distinta. Em tempo, a comissão também havia convidado o superintendente do Dnit, André Luiz Albernaz Martinez, e o procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada, Ivan de Almeida Ferreira Júnior, que não compareceram à reunião por conflito de agendas.


* Com informações da ALES