Lupa
Notícias
Sindirochas prepara primeira certificação de jazidas do Espírito Santo
25 de Maio de 2018 . 16h57
Sindirochas prepara primeira certificação de jazidas do Espírito Santo
Em reunião mensal, conselho gestor do Sindirochas aprova projeto de certificação internacional para as pedreiras capixabas

O Sindirochas está desenvolvendo um projeto junto a certificadora alemã TÜV Rheinland para certificação das pedreiras capixabas. O objetivo é desenvolver um certificado de regularidade com avaliação documental. O assunto foi debatido durante o encontro mensal da diretoria e conselho gestor do Sindirochas e Cetemag, realizado no dia 22 de maio, em Cachoeiro de Itapemirim.

Comandado pelos presidentes do Sindirochas e Cetemag, Tales Machado, e Eutemar Venturim, a reunião foi transmitida por videoconferência para os escritórios de Nova Venécia e Vitória.

Confira o resumo dos principais assuntos debatidos:

Certificação de Pedreiras
O Sindirochas está desenvolvendo um projeto em parceria com a certificadora alemã TÜV Rheinland para certificação das pedreiras capixabas. O objetivo é desenvolver um certificado de regularidade com avaliação documental. A responsável comercial da TÜV, Uiara Antonaglia Petschelies, apresentou ao conselho gestor os ramos de atuação da empresa e os benefícios da certificação customizada. “O interessante de um protocolo customizado é poder reunir todas as normas em uma só. Quando seguimos este perfil, sabemos que a auditoria será feita por um profissional qualificado para avaliar o escopo estabelecido”, explicou.
Como primeiro passo da ação, o Sindirochas está desenvolvimento em parceria com a empresa certificadora um protocolo de exigências que analisará a legalidade da pedreira quanto aos documentos exigidos para a operação. A certificação será feita para cada frente de lavra especificamente, desde que possua toda documentação para operar.
Segundo Tales Machado, o sindicato espera certificar inicialmente pelo menos 50 jazidas. “É claro que nosso objetivo é que todas as frentes de lavras do Estado participem deste projeto, mas inicialmente já temos a adesão de 50 jazidas, que serão certificadas por meio de documentação de regularidade”, adiantou.

Planejamento estratégico
O consultor Rinaldo Oliveira, representante no Espírito Santo da empresa mineira DMEP apresentou uma proposta de planejamento estratégico para o setor de rochas ornamentais capixaba. Fundada em 2001 por engenheiros especializados em estratégia, gestão e informação, a DMEP é uma oficina de inteligência e inovação, especializada na criação e na transformação de organizações, setores e negócios. Entre seus principais clientes estão: Bando BMG, Ducôco, Engemix, Grupo Queiroz Galvão, Sicoob, Sucos Mais, Usiminas, White Martins, Fiocruz, Ministério de Desenvolvimento Social e Endeavor (Mentoria).
Com experiência em estudos estratégicos associados a várias cadeias produtivas, a organização expôs plano de ações visando desenvolver estratégias para o segmento capixaba. O projeto tem como objetivo auxiliar o setor na discussão em relação a cenários internos e externos, reconhecendo iniciativas que vão favorecer e fortalecer todo o arranjo produtivo, sempre focado no desenvolvimento sustentável.

Projeto IPI
O plano busca contratação de consultoria jurídica de reconhecida competência nacional para elaboração, apresentação e defesa junto ao Governo Federal para conquistar a desoneração do IPI para alíquota zero, que hoje tributa as chapas polidas produzidas pelo setor de rochas ornamentais com alíquota de 5%. O principal argumento é o tratamento desigual oferecido aos setores de cerâmica e rochas ornamentais.

Vitória Stone Fair – 05 a 08 de junho
O evento, considerado a maior feira de rochas ornamentais e tecnologias das Américas, tem investido em projetos inovadores para os setores de arquitetura e design, acompanhando as tendências internacionais que apontam para a modernização no uso de materiais naturais na construção e decoração.
A Vitoria Stone Fair é uma excelente oportunidade para realizar negócios presenciais, avaliar os produtos e serviços, trabalhar ferramentas de marketing, ampliar as ações e lançamentos de produtos, fortalecendo parcerias e prospectando novos mercados. Os principais números do evento:
✓ é esperado um público de mais de 20 mil visitantes
✓ mais de 1.900 visitantes internacionais
✓ serão mais de 300 expositores, de 14 países
✓ no total, serão 50 países participantes
Entre as novidades da 45ª edição da feira, que acontece de 05 a 08 de junho na Grande Vitória, estão os projetos: Brazilian Stone Original Design (Abirochas); Stone Collection (onde serão apresentados os lançamentos e tendências das pedras); Archathon (que é uma maratona onde teremos cerca de 72 arquitetos e designers trabalhando no desenvolvimento de um ambiente com uso de pedra natural), além do projeto Buyers Club que trará 100 compradores de 17 países.

Agenda Sindical
O superintendente do IEL-ES, Paulo Lacerda, apresentou o projeto Agenda Sindical realizado com os 40 sindicatos filiados à Findes. As agendas registram e monitoram o andamento de soluções de gargalos e superação de desafios dos sindicatos, entre eles o Sindirochas, em parceria com as entidades do Sistema Findes como o IEL, SESI, SENAI, IDEIES, Cindes, Câmaras Setoriais e Conselhos Temáticos, entre eles o de assuntos tributários.
Entre outras ações de fortalecimento do sindicato em discussão com o Sistema Findes, está o desenvolvimento de um planejamento estratégico e um plano de trabalho pelo IEL que engloba todas as entidades do setor, baseado em planejamento semelhante desenvolvido para a nova gestão da Findes. O trabalho visa o alinhamento de governanças do sindicato patronal junto com todas as outras entidades do setor. A convergência das atividades acontecerá em alinhamento com Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes e com a associação nacional do setor, Abirochas.

Eleição Diretoria 2018 – Diretoria do Sindirochas
O prazo para inscrição de chapas para disputa ao pleito eleitoral do sindicato segue até o dia 29 de maio. A votação acontecerá no dia 20 de julho.

Reunião MME sobre CFEM
O Sindirochas se reuniu com a equipe do Ministério de Minas e Energia (MME) e com o Sr. Victor Hugo Bicca, indicado para o cargo de diretor geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), no dia 16 de maio, em Brasília, para debater sobre a incidência da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) nas operações entre empresas do mesmo CNPJ raiz (matriz x filial). Na ocasião, foi apresentada uma proposta solicitando que se defina um regulamento para esse tipo de operação. Após produtivo debate, chegou-se à conclusão de que o mais justo seria que a CFEM incidisse no momento de desdobramento do bloco para chapa e não na venda do produto acabado. O MME solicitou aos representantes do setor ornamental estudos mais aprofundados. Estes serão desenvolvidos pela Abirochas e apresentados em breve visando a regulamentação da questão por decreto, através do Governo Federal, ou por resolução da Agência Nacional de Mineração.

Prêmio Boas Práticas Sindicais
O conselho gestor comemorou o 1º lugar do Sindirochas na etapa estadual do 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O troféu foi entregue ao presidente do sindicato, Tales Machado, pelo presidente da Findes, Léo de Castro, durante reunião extraordinária do conselho de representantes da federação, realizado no dia 17 de maio, em Vitória. A atividade reconhecida foi a criação da Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Rochativa), entidade fundada para desenvolver ações sociais no setor de rochas ornamentais do Espírito Santo que tem como objetivo desenvolver um trabalho social de forma organizada, acolhendo crianças e adolescentes carentes da região de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo. Durante os 11 anos de existência o projeto social já acolheu mais de 7.000 crianças e adolescentes. Atualmente 400 crianças são atendidas pela instituição em Castelo e 1.360 em Cachoeiro.