Notícias
VITORIA STONE FAIR ABRE O CALENDÁRIO MUNDIAL DE FEIRAS DO SETOR DE ROCHAS ANTECIPANDO TENDÊNCIAS E NOVAS TECNOLOGIAS
11 de Fevereiro de 2019 . 16h38
VITORIA STONE FAIR ABRE O CALENDÁRIO MUNDIAL DE FEIRAS DO SETOR DE ROCHAS ANTECIPANDO TENDÊNCIAS E NOVAS TECNOLOGIAS
De 12 a 15 de fevereiro, a Vitoria Stone Fair, a mais importante feira do setor de rochas ornamentais das Américas, antecipa as principais tendências de pedras naturais e apresenta novas tecnologias e design para o mercado mundial. São 300 expositores nacionais e internacionais, de países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Índia, Portugal, Rússia e Bulgária. O evento, que acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, estima receber cerca de 15 mil visitantes.

Focada na geração de novos negócios e no desenvolvimento da cadeia produtiva do setor no mercado mundial, a Feira de Vitória investe em ações e projetos que visam conectar compradores, especificadores e profissionais ligados à construção, decoração e mineração com as empresas expositoras. Durante os quatro dias, é possível conferir as pedras naturais desde sua forma bruta ao potencial desses materiais em peças de design.

De acordo com ranking da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS), o Brasil fechou o ano de 2018 como 4º maior exportador mundial de pedras naturais. O presidente do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas), Tales Machado afirma que em razão do cenário econômico mundial, o final de 2018 trouxe números animadores para as exportações de rochas ornamentais e avalia o impacto da realização da Vitoria Stone Fair no começo desse ano. “Ser a primeira oferta de negócios do ano é muito importante para a economia nacional, bem como para a movimentação do mercado internacional, que começa o ano ansioso por novidades”.

O entusiasmo está relacionado diretamente à riqueza geológica do país, que possui a maior diversidade de materiais do mundo, e hoje exporta para 120 países.

Durante a Vitoria Stone Fair, essa variedade estará representada pelos lançamentos de pedras naturais clássicas e exóticas que os expositores apresentarão na forma de blocos, chapas para revestimento, mobiliário e peças de design, entre outros usos. Já estão confirmados mais de 40 lançamentos.

Pelos corredores da feira será possível conferir a beleza e as paletas de cores naturais de pedras como Pegasus, um quartzito de fundo branco com movimentos lineares que vão do cinza ao azulado; do quartzito Faryus que é predominantemente azul com movimentos em branco, vermelho e verde. Para os admiradores das pedras genuinamente brasileiras, com nuances amareladas, as apostas estão no Sunflower, um quartzito amarelo com movimentos em nuvem brancos e o Vivace, um granito amarelo.

Além, é claro, dos materiais clássicos, como o exclusivo Acará, um quartzito branco, e as pedras naturais cinzas que possuem lugar cativo na arquitetura e decoração. O Perla Roca, um quartzito com características particulares em tons de cinza, está entre as novidades.

As rochas Blanc Du Blanc, Preto São Gabriel, Preto São Benedito, Branco Itaúnas, Athens Grey, Nero Marquina, Branco Dallas, White Primata e New Venetian, e os lançamentos Niveous e Valle Nevado também estarão em exposição na feira.

MERCADO DE PEÇAS SOB MEDIDA NA MIRA DO SETOR
Mantendo a tradição de estabelecer o networking com parceiros atuais e futuros, e de estimular a prospecção de novos nichos e oportunidades de negócios, a Vitoria Stone Fair busca apresentar formas de uso das rochas ornamentais que extrapolam o tradicional e adicionam valor agregado aos materiais. Tais iniciativas vão ao encontro do novo desafio do setor, que de acordo com o presidente do Sindirochas, é o aumento da exportação de peças acabadas de rochas ornamentais.

Uma das ações nesse sentido é a mostra Brazilian Stones Original Design, realizada em parceria com a ABIROCHAS e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil. A exposição, que traz móveis e peças, assinadas por conceituados designers brasileiros, retrata o que há de mais moderno e atual no uso das pedras naturais nos universos da decoração e da arte. Neste ano, o espaço Stone Collection, se une à mostra, apresentando uma seleção exclusiva dos principais lançamentos em pedras e acabamentos para o ano de 2019.

A arquiteta Vivian Coser, curadora dos projetos, explica que a arquitetura, o design e a arte são as melhores formas de agregar valor e apresentar toda a leveza e versatilidade que a pedra pode adquirir, em móveis, obras de arte ou em objetos. “Os cristais de uma rocha nunca se repetem – refletem tempo, clima, harmonia. A natureza forma desenhos exclusivos, revelados fora do solo por uma produção imbatível, que tem se aprimorado, inclusive no sentido de adotar práticas cada vez mais sustentáveis, em respeito ao meio ambiente. Por esses motivos, seu valor ultrapassa em todos os aspectos as pedras sintéticas. Nenhuma fabricação sintética será capaz de substituir o brilho original e a história de uma pedra natural”.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS ACOMPANHAM AS TENDÊNCIAS
De olho nessa abordagem, que busca valorizar as rochas ornamentais em produtos acabados, as empresas de maquinários investem em inovações tecnológicas para atender às necessidades do mercado. Entre os lançamentos, destacam-se equipamentos que visam transformar o produto bruto em verdadeiras joias da arquitetura.

Será lançada na Feira de Vitória, por exemplo, a máquina de corte de água com cabeçote de corte 3D, de 5 eixos. Em funcionamento durante o evento, a tecnologia foi criada para desenvolver cortes inovadores e complexos em superfícies curvas e/ou cônicas. De acordo com a empresa, o equipamento, que atende os requisitos de alta precisão nas indústrias, garante resultado no corte das pedras naturais em formas vertical, horizontal, angular, circular e tubos, podendo cortar peças com chanfros, meia-esquadria, escareado e cortes em diversos ângulos, possibilitando acabamentos diferenciados e exclusivos.

Já para atender um novo nicho de mercado - cut to size (peças sob medida), as empresas de rochas têm adquirido maquinários, com tecnologia de corte CNC, que possibilita exaltar a beleza natural e as múltiplas possibilidades de aproveitamento das pedras na decoração, ao criar acabamentos e dimensões esculpidas sobre esses materiais.

“O corte em 3D transforma a pedra natural em peças de design, esculturas e obras de arte, por meio da orientação de direção do fio de corte. Podemos dizer que essa execução é de ponta, uma verdadeira evolução tecnológica na exploração do maquinário ao esculpir as pedras e transformá-las em verdadeiras joias da decoração”, destaca Vivian Coser.

COMPRADORES DE PERFIS VARIADOS
De olho nas possibilidades de uso das pedras naturais e no surgimento de tecnologias destinadas para acabamentos e novas texturas, um grupo de arquitetos americanos, convidado pela ABIROCHAS, confirmou presença na Vitoria Stone Fair. Os EUA são, atualmente, o principal destino das rochas ornamentais brasileiras, respondendo por quase 60% do total do faturamento das exportações. O Espírito Santo respondeu, em 2018, por mais de 94% de tudo o que foi exportado para os americanos, ou seja, quase US$ 560 milhões.

O mercado interno de arquitetura também respondeu positivamente às novidades em design e tecnologia, e estará representado por um grupo de arquitetos de renomados escritórios do país, convidado pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), além dos participantes da 2ª edição da Archathon Vitoria Stone Fair.

A maratona Arch&Design, que desafia os participantes a projetar um ambiente durante a feira, valorizando o uso da rocha ornamental, receberá, além dos 22 grupos finalistas, profissionais de renome do mercado de arquitetura que atuarão como mentores e jurados da competição.

No que se refere a compradores internacionais, a feira espera receber visitantes de mais de 46 países, oriundos dos Estados Unidos, China, Itália, México, Canadá, Colômbia, Alemanha e Polônia, esse último participará com uma comitiva de 20 empresas. Os compradores desses mercados costumam visitar a feira em busca das pedras naturais para grandes construções como aeroportos, shopping centers, entre outras.

Serviço:
VITORIA STONE FAIR | MARMOMAC LATIN AMERICA 2019
47ª Feira Internacional do Mármore e Granito
De 12 a 15 de fevereiro de 2019, de 13h às 20h (acesso até às 19h), Pavilhão de Carapina – Vitória, Espírito Santo
Empresa realizadora: MILANEZ & MILANEZE S/A
Telefone: 55 (27) 3434-0600 / (27) 3434-0604
E-mail: info@vitoriastonefair.com.br
www.milanezmilaneze.com.br / www.vitoriastonefair.com.br

SINDIROCHAS


E-mail: sindirochas@sindirochas.com.br
Fone: (28) 3521-6144
Mais Informações