Notícias
Workshop em BSF encerra ciclo realizado pelo Sindirochas nas regiões Sul, Central e Norte capixaba
25 de Outubro de 2018 . 17h23
Workshop em BSF encerra ciclo realizado pelo Sindirochas nas regiões Sul, Central e Norte capixaba
Cerca de 30 participantes marcaram presença no workshop realizado pelo Sindirochas, no dia 25 de outubro, para debater sobre transporte de rochas, e-Social e reforma trabalhista, em Barra de São Francisco. O evento encerrou o ciclo de três realizados pelo sindicato patronal abordando assuntos tão relevantes para o setor de rochas ornamentais e reuniu mais de 100 pessoas em todas edições. O primeiro aconteceu em Cachoeiro, no dia 09, e o segundo em Vitória, no dia 18 de outubro.

O executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, fez a abertura do evento e agradeceu o apoio dos parceiros, responsáveis pela viabilidade do evento. O workshop foi promovido pelo sindicato e contou ainda com apoio do Cetemag, Fetransportes e Sebrae-ES.

O assessor jurídico da Fetransportes, Transcares e do Setpes, Marcos Alexandre Alves Dias conduziu a conversa sobre “Regulamentação do Transporte de Blocos e Chapas Serradas de Rochas Ornamentais”. Um dos pontos mais discutidos foi sobre o limite de peso e da necessidade de algumas adequações quanto ao transporte de blocos de menor tamanho (interas), por exemplo. “É essencial o conhecimento da norma vigente para debate sobre os pontos que precisam de ajuste. Temos sugestões já apresentadas ao Contran, que é o órgão regulador, para adequar a norma, de forma segura, à necessidade do transporte”, esclareceu.

Já o contabilista e pós-graduado em Direito Tributário, Adélio da Costa Gonzaga comandou o bate-papo “O e-Social e seus impactos na gestão de segurança e saúde do trabalho no setor de rochas”. “Falar em e-Social não significa falar sobre novas leis, mas de novas formas de prestarmos informações que a legislação já exige atualmente”, pontuou.

O último, e não menos importante, assunto tratado no evento foi “Os impactos da Reforma Trabalhista no Setor de Rochas”, sob a coordenação do assessor jurídico do Sindirochas, Henrique Nelson Ferreira. Para ele, a maior alteração na legislação trabalhista, desde a CLT. “É fundamental conhecer o que está em vigor para entender as mudanças e o que deve ser cumprido à medida em que a legislação for sendo atualizada”, esclareceu.

SINDIROCHAS


E-mail: sindirochas@sindirochas.com.br
Fone: (28) 3521-6144
Mais Informações