Lupa
Notícias
Workshop reúne 150 pessoas e aponta caminhos para as empresas entrarem na era da Indústria 4.0
24 de Maio de 2019 . 15h36
Workshop reúne 150 pessoas e aponta caminhos para as empresas entrarem na era da Indústria 4.0
O conceito de Indústria 4.0 está ganhando espaço no Brasil, mas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa já é uma realidade concreta. Nos dias 22 e 23 de maio, empresários do setor de rochas ornamentais participaram do Workshop Indústria 4.0 realizado pelo Sindirochas, Cetemag e Centrorochas, em Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente.

Nos dois dias, o evento, que aconteceu com o intuito de desmistificar o tema para o segmento de rochas ornamentais, reuniu cerca de 150 pessoas. Segundo o presidente do Sindirochas, Tales Machado, a Indústria 4.0 é o caminho natural para a inserção das empresas no mercado mundial. “A sobrevivência como indústria depende disso, as empresas devem ser mais competitivas e também inovadoras, por isso a importância de uma qualificação como esta", destaca.

As palestras apresentadas foram conduzidas por profissionais com longa experiência na área industrial e que estão orientando e implementando ações voltadas para a Indústria 4.0 em diferentes empresas no Brasil.

O engenheiro mecânico, Manfred Haut, falou sobre o início do processo e a preparação das empresas para iniciarem seus negócios no conceito Indústria 4.0. “Apesar de toda complexidade de soluções, existe uma maneira de ter um plano para iniciar a jornada de transformação digital das empresas. Um dos pontos principais é que a gestão precisa ser feita em tempo real e gerar dados que possam dar suporte no desenvolvimento dos processos”.

O engenheiro eletricista, Elio Berlinck, abordou em sua apresentação sobre o profissional da Indústria 4.0. "Para sobreviver nesta nova era, o profissional tem que aprender a desaprender, se adequar as mudanças de comportamento que têm surgido e deixar nascer um novo profissional dentro de si", destacou.

Gerente Regional Sul do Sesi/ Senai, Joner Alves, desmitificou a Indústria 4.0 ao falar sobre o início dos processos. “É possível iniciar a gestão nesta nova era com recursos essenciais para o desenvolvimento de uma empresa como o aumento da produtividade e segurança.
Existem vários níveis relacionais à Indústria 4.0, mas é possível começar com a mudança da mentalidade e com pequenos ajustes nos processos”.

Segundo o gerente de tecnologia do Senai, Edglei Marques, o primeiro passo para iniciar a gestão neste novo processo é investir na otimização. “As indústrias precisam estar com seus processos otimizados e conhecendo seus desperdícios para depois darem o próximo salto. A nova era tecnológica e a inteligência artificial ajudam, mas só depois que o processo estiver organizado”.

O evento foi uma realização do Sindirochas, Cetemag e Centrorochas e contou com apoio da Findes, Sebrae, Sicoob Credirochas, Lubril Lubrificantes e Cescontab Contabilidade.