Lupa
Notícias
Sindirochas recebe embaixador do Azerbaijão
05 de Maio de 2023 . 16h53
Sindirochas recebe embaixador do Azerbaijão
Empresários do setor de rochas ornamentais capixaba se reuniram em um encontro com o embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Nouruz, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 05 de maio. Na oportunidade, ele explicou que o seu país passa por um forte processo de reconstrução e a demanda pelos materiais naturais é bem alta.

Nouruz foi recebido pelo presidente do Sindirochas, Ed Martins, pelo vice-presidente da entidade e presidente do Centrorochas, Tales Machado, pelo presidente da Rochativa, Eutemar Venturim, e pelo deputado federal, Evair de Melo. “Minha prioridade é a área comercial e o Espírito Santo foi o primeiro estado brasileiro que visitei para debater as possibilidades comerciais”, disse Nouruz, que assumiu o cargo de embaixador há seis meses.

Confiante na abertura de novos negócios, Ed Martins comemorou o fato de o país iniciar negociações diretamente com o Brasil. “As possibilidades são muitas, uma vez que eles vinham adquirindo as rochas por meio de intermediários, países que compram o nosso mármore e revendem”, explicou.

Segundo Tales Machado, em 2021, o Azerbaijão importou US$ 31 milhões em rochas ornamentais, mas nenhuma compra feita no Brasil. “Os principais fornecedores foram Irã (35%), Ucrânia, Índia, Turquia, Rússia, China e Itália. Tirando o Irã, todos esses países comercializam com Brasil. Talvez o Azerbaijão tenha comprado em empresas desses locais que fornecem o nossos materiais”.

O encontro com os empresários do setor de rochas aconteceu com o apoio do empresário João Zimmer Xavier, sendo registradas a presença do Prefeito Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, e representantes de outras entidades empresariais. Em tempo, outra visita do embaixador já ficou acertada para agosto, tendo o presidente Ed Martins feito o convite para que visite a Cachoeiro Stone Fair. “Dessa vez, ele virá trazendo empresários da construção civil do Azerbaijão para conversar com os produtores capixabas de rochas ornamentais. E, considerando a demanda, as possibilidades de novos negócios são grandes”, completou o presidente do Sindirochas.