Lupa
Notícias
Reunião promove avanços cruciais na normatização do uso do FiBRO
01 de Setembro de 2023 . 16h49
Reunião promove avanços cruciais na normatização do uso do FiBRO
O grupo de trabalho que vem tratando da construção normativa do uso do FiBRO (Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais) se reuniu no dia 1º de setembro, em agenda híbrida realizada no Ed. Findes, em Vitória. O encontro teve como objetivo desenvolver ações que possam acelerar a liberação do uso do coproduto, principalmente após a publicação da Instrução Normativa (IN IEMA nº 12/2023), no mês passado.

Na agenda, foi vencida mais uma etapa no desenvolvimento do termo de referência para utilização do FiBRO. O encontro reuniu o presidente do Centrorochas e vice-presidente do Sindirochas, Tales Machado, o diretor executivo do Sindirochas, Celmo de Freitas, o superintendente do Centrorochas, Giovanni Francischetto, o consultor Michel Rabbi, a professora Geilma Viera da UFES, a Dra. Mônica Tejo do Cetem, junto a membros da sua equipe, dentre outros.

FIBRO é a denominação estabelecida para os materiais provenientes das indústrias do setor, quando do processo de beneficiamento das rochas ornamentais. O Sindirochas busca alternativas para que sua utilização seja realizada de maneira normatizada e não apenas em casos excepcionais. A regulamentação possibilitará maior segurança aos técnicos envolvidos na análise e liberação dos projetos que envolvam o saudável aproveitamento do produto gerado pelo segmento.