Em sua edição de número 36, feira segue até sexta-feira (29/8) no Parque de Exposição Carlos Caiado
“Hoje somos mais de 200 marcas expositoras, em uma feira que está 15% maior e que recebe 16 mil pessoas, vindas de todos os estados do Brasil e de outros 25 países. Mais do que números, esses dados confirmam a importância da Cachoeiro Stone Fair para o fortalecimento do arranjo produtivo local e da indústria. Nós assumimos o compromisso e trabalhamos para oferecer uma feira cada vez maior, promovendo o setor de rochas naturais e a economia capixaba”, disse Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, em seu discurso de abertura da feira, que está consolidada como o maior encontro de marmoristas do Brasil.
A cerimônia de abertura, que ocorreu no final da tarde desta terça-feira (26), na Arena de Conteúdo do evento, recebeu centenas de pessoas, incluindo autoridades governamentais e líderes de entidades de classe. Entre as autoridades participantes estavam o Governador do Estado, Renato Casagrande, seu vice, Ricardo Ferraço; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Marcelo Santos; e o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço.
Já as lideranças de classe foram representadas por Paulo Baraona, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); Henrique Guido novo presidente do Cetemag; Bismark Bachiete, que foi eleito presidente do Sindirochas (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo); Tales Machado, presidente da Centrorochas, e Ed Martins, até então presidente do Sindirochas.
Em comum, todos eles valorizam a importância do setor para a cidade e o estado, bem como a importância das medidas para a manutenção, aceleração e impulsionamento do setor, em meio às oportunidades e desafios, com destaque para o tarifaço, recentemente anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump e que impacta diretamente o setor. “O problema do tarifaço é real e já nos atinge. Mas estamos vendo uma movimentação positiva em vários players. Eu acredito muito no quanto somos resilientes. Estamos no caminho para atingir os nossos objetivos macro de geração de negócios”, disse Tales Machado, presidente da Centrorochas.
Ed Martins, que fez a passagem da presidência do Sindirochas para Bismark Bachiete, falou sobre a importância do setor com a feira, desde seu início. “Temos uma parceria de 36 anos com a feira e é importante mostrar a evolução do evento ao mesmo tempo em que falamos da evolução do mercado: vendíamos blocos e hoje estamos vendendo chapas acabadas”, disse. A parceria também foi o foco da fala de seu sucessor: “eu assumo esse compromisso de continuar reunindo os empresários e reforçando que é a união deles que vai fortalecer o setor, levando as demandas para as diferentes esferas dos governos para, assim, resolvemos os gargalos do setor”, disse Bismark Bachiete.
Projeto de Lei
Um dos momentos de destaque do primeiro dia da feira foi a assinatura oficial de projeto de lei número que prevê utilização e transferências de crédito de ICMS e financiamento com crédito subsidiado para empresas do setor. A iniciativa é uma resposta direta aos impactos do tarifaço imposto por Donald Trump e está em vigor desde 1º de agosto, já com impactos efetivos na indústria.
“Aprovar o projeto de lei e criar programas de capital de giro para os setores afetados é uma forma de assegurar a continuidade das empresas, com o compromisso da manutenção dos empregos”, disse o governador Renato Casagrande, reforçando que “mesmo diante dessas notícias negativas, a gente continua trabalhando, abrindo novos mercados e firmes na mesa de negociação mundial do setor”.
O compromisso declarado pelo governador foi reforçado por seu vice, Ricardo Ferraço: “vamos ampliar e modernizar ainda mais o centro de eventos, assegurando a permanência e a ampliação da Cachoeiro Stone Fair e sua realização na cidade”, disse, sendo complementado pelo presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo.
Com 30 mil metros quadrados de exposição; estandes com aumento de metragem dentro do parque e dentro do próprio pavilhão; revisão de distribuição interna de ruas na planta; adição de cinco nova áreas ao lado do setor de blocos – que este ano atinge seu recorde, com 65 blocos de 32 toneladas; atualização de APP e grade de conteúdo qualificado e segmentado, com apresentação de cases, além de networking e conexões comerciais. A expectativa é de que a feira receba 16 mil visitantes, integrantes da cadeia produtiva do setor, incluindo marmoristas, distribuidores, arquitetos, decoradores e demais profissionais ligados à construção civil.
Sob a temática “Conexões que Movem”, a feira segue até sexta-feira, dia 29. Considerada a principal vitrine para as empresas do setor, a Cachoeiro Stone Fair permite que as empresas exponham seus produtos e inovações para clientes nacionais e internacionais, o que abre portas para novos negócios e expansão de mercado.
Com Patrocínio Ouro do Sicoob Credirochas; Patrocínio Prata do Banestes | Findes Sesi Senai | Caixa e Governo Federal; Patrocínio Bronze do Bandes | Banco do Nordeste e Governo Federal; Apoio Institucional do Confea Crea ES | Prefeitura de Cachoeiro | Sebrae ES Aderes Governo do Estado do Espírito Santo; Promoção da Associação Brasileira de Rochas Naturais - Centrorochas | Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo - Sindirochas | Centro Tecnológico do Mármore e Granito - Cetemag; e Realização da Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, a feira é exclusiva para profissionais do setor e o credenciamento deve ser feito neste neste link.
Notícias
Cachoeiro Stone Fair começou ontem (26), confirmando a cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES) como capital brasileira das pedras naturais
28 de Agosto de 2025 . 10h59
