Lupa
Notícias
Cachoeiro Stone Fair 2017 traz resultados positivos para o setor de rochas
30 de Agosto de 2017 . 10h02
Cachoeiro Stone Fair 2017 traz resultados positivos para o setor de rochas
Tida como porta de entrada para geração de negócios futuros e abertura de novos clientes, a Cachoeiro Stone Fair 2017, mesmo diante do atual quadro econômico brasileiro, encerra sua edição com avaliação positiva de expositores e visitantes. Para o presidente do Sindirochas, Tales Machado, a feira de negócios superou expectativas, tanto em número de compradores, quanto no volume de negócios gerados.

A força do arranjo produtivo e a potencialização da feira para o setor foi fundamental para este resultado. Durante os quatro dias do evento, os expositores aproveitaram para apresentar seus lançamentos em rochas, das clássicas à exóticas, maquinários automatizados, insumos e beneficiamentos de última tecnologia.

As novidades em rochas ficaram por conta da beleza e versatilidade dos quartzitos, além de uma grande exposição dos materiais clássicos e exóticos, de mármores e granitos. A estreante Michelangelo, que possui suas pedras em obras de valor histórico para o país, como os palácios do Planalto e da Alvorada, em Brasília, comemora os resultados e já está de olho em futuras edições. “Superou nossas expectativas. Além do bom movimento no estande, conseguimos dialogar com um público direcionado, do próprio setor, o que sem dúvidas aumenta as chances de concretização de negócios”, relata o executivo de vendas, Guilherme Scandelari.

Já Jonathan Travaglia, do departamento de vendas da Igramar, indústria de mármores e granitos, ressalta que a feira foi ideal para entender as necessidades do mercado. “Temos a oportunidade de ver o que o setor precisa e montar nossa estratégia para nos mantermos atualizados e suprir as demandas mercadológicas”.

Maquinários e tecnologias, outra vertente do setor, também tiveram seu espaço garantido. Foi possível conferir novidades como a máquina de corte por hidroajateamento que realiza corte de 45º, antes só possível manualmente; a polidora que reduz o custo de produção pela metade ou a máquina de corte que faz o desenho ponto-a-ponto, na própria máquina, sem a necessidade de uso do computador e programas como AutoCAD.

O international sales André Joaquim, da portuguesa Fravisel, que trouxe para seu estande a máquina fundo furo com rastros elétrica/diesel (MFFR) que, de acordo com a fabricante, aumenta a produtividade em 90%, além de possuir um exclusivo sistema de esteira para o deslocamento, contou sobre a participação. “É uma feira que já está no nosso calendário há alguns anos justamente por ser muito importante para o mercado interno brasileiro. Outra vez, conseguimos bons resultados, o que certamente já nos faz querer voltar na próxima”.

A Hedel foi outra expositora que alcançou bons índices. De acordo com o diretor geral Diego Hedel, a participação na feira rendeu à empresa vendas de máquinas multifios, inclusive internacionais, com máquinas sendo vendidas para a Tunísia.

Ações inéditas como o Clube do Marmorista, que reuniu marmoristas de diversos estados brasileiros e o projeto Portas Abertas, que proporcionou visitas às empresas de rochas da região, puderam promover aos participantes a troca de experiências. “Participei dos dois programas e eles realmente agregaram muito valor. Consegui dividir um pouco da minha experiência com pessoas do Brasil inteiro e conheci de perto o funcionamento de grandes empresas, algumas até mesmo nossas fornecedoras, mas que ainda não tínhamos tido um contato mais pessoal. Podemos assim, ver como melhorar nossa parceria”, relata a gerente da mineira Isaac Granitos, Isadora Diniz.

Segundo Tales Machado, presidente do Sindirochas, a feira de negócios superou expectativas, tanto em número de compradores, quanto no volume de negócios gerados. “Apesar do cenário delicado da economia nacional, o que vimos nesses quatro dias de feira foi o trabalho que o segmento ornamental continua fazendo: se dedicando e investindo em novas tecnologias de processos e equipamentos, além de treinamento de mão de obra para atender as mudanças do mercado, oferecendo produtos naturais e de alta qualidade”, informou.

Para a coordenadora da Cachoeiro Stone Fair, Flávia Milaneze, em meio a um cenário instável, a feira atendeu às expectativas. “A Cachoeiro Stone Fair conseguiu reunir mais de 200 empresas expositoras e um público visitante de mais de 19 mil pessoas durante os quatro dias do evento, com destaque para participação de todos os estados brasileiros e também de outros países como Estados Unidos, Itália, China, entre outros, gerando negócios e otimismo em toda cadeia produtiva do setor de rochas”, pontuou.

Durante o evento, diversas autoridades circularam pelo local, como o governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, o prefeito do município de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, o presidente do Sindirochas, Tales Machado, o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, o presidente do Cetemag, Eutemar Venturim, dentre outros.

O evento tem realização da Milanez & Milaneze e promoção do Sindirochas e Cetemag. Conta com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Centrorochas, Sistema Findes, Sesi-Senai, Sebrae-ES, Sinduscon-ES e CBIC e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.