Lupa
Notícias
Conselho do Sindirochas aprova ações em comemoração aos 50 anos da entidade
22 de Março de 2023 . 18h06
Conselho do Sindirochas aprova ações em comemoração aos 50 anos da entidade
O Sindirochas irá completar 50 anos no dia 03 de maio próximo e o assunto foi um dos itens abordados na reunião do Conselho de Administração da entidade, realizada no dia 21 de março. Em formato híbrido, o encontro foi comando pelo presidente, Ed Martins, e pelo diretor executivo, Celmo de Freitas.

Conforme apresentado na reunião, a comemoração à data acontecerá durante todo o ano em várias ações de fortalecimento à atuação da entidade patronal do setor de rochas capixaba. Uma delas já está em andamento que é o uso de um selo comemorativo.

Durante a reunião, os conselheiros discutiram também a respeito de vários temas relevantes para o setor. Confira alguns:

- Negociações da CCT 2022/2024
Após Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada no dia 14 de março, as empresas do setor de rochas capixaba aprovaram o início das negociações com a representação laboral, visando a formalização de aditivo à Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) 2022/2024.

- AGO Contas 2022
Está prevista para o dia 26/04 a Assembleia Geral Ordinária para aprovação das contas do exercício de 2022.

- Prevenção de acidentes
Atento a todas as ocorrências, o Sindirochas mantém diálogo constante com o Ministério Público do Trabalho e outros órgãos para prevenção de acidentes. Um dos temas em pauta no momento é o uso do equipamento conhecido como ‘lancinha’. Em contato com especialista, a entidade está desenvolvendo um documento base de orientação para todos os associados.

- Pauta de valores mínimos
Assunto em análise interna e jurídica.

- Drawback
Situação atual em análise e aguardando retornos para pronunciamento oficial. A entidade entende a relevância do assunto e está acompanhando os desdobramentos junto às empresas do setor.

- Compete/ES
O prazo do Procedimento de Atualização do Compete/ES 2023 se encerra no dia 31/03.

- Cobrança Taxa de Pesagem – TVV
Recolhimento iniciado em fevereiro deste ano. O assunto está em análise por parte da entidade junto a seu corpo jurídico.

- IG Mármore de Cachoeiro
Está previsto para o dia 05/04 um evento, em parceria com o Sebrae-ES, para retomada do movimento.

- Próximas reuniões do Conselho
Aprovado calendário dos próximos encontros.