Lupa
Notícias
Sindirochas participa de intercâmbio com IG do Café do Caparaó
31 de Agosto de 2023 . 11h04
Sindirochas participa de intercâmbio com IG do Café do Caparaó
No último dia 29 de agosto, o Sindirochas, representado pelo assistente de relacionamento, Roberto Xavier, participou de uma visita à Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Caparaó (Apec). Promovida pelo Sebrae Cachoeiro, a iniciativa tinha como foco principal colher insights e informações para o desenvolvimento da Indicação Geográfica (IG) do Café do Caparaó. Essa ação se destaca em virtude do trabalho já em andamento com o IG do Mármore, organizado pelo Cetemag, com apoio do Sindirochas e Sebrae-ES.

Esse intercâmbio entre o IG do Mármore e o IG do Café do Caparaó reflete o compromisso com a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre diferentes setores. O trabalho já realizado com o IG do Café, servirá como inspiração e referência para o desenvolvimento do IG do Mármore.

A equipe do Sindirochas, acompanhada por representantes do Sebrae, incluindo Luciana Nogueira, analista técnica do Sebrae Cachoeiro, Elizangela Mezadre, coordenadora do Sebrae Cachoeiro, Leonardo Ferreira, analista técnico do Sebrae Guaçuí, Andriele Tinoco, consultora do Sebrae, e Gustavo Mazioli, bolsista do programa ALI IG do Mármore, foi recebida pela Apec. Representada por Cecília Nakao, presidente da associação e cafeicultora, e Ana Carolina Correa, cafeicultora e associada à associação. A Apec proporcionou um ambiente de troca de experiências valioso para ambas as partes.

IG do Mármore
O Mármore do Cachoeiro do Itapemirim é uma Indicação de Procedência brasileira reconhecida pelo INPI. A evolução dos setores de exploração e beneficiamento de mármores, a sua produção e comercialização nacional e internacional transformaram a região no centro mais importante do país, sendo considerada a maior vitrine de negócios do setor de rochas ornamentais. Desde os anos 1980, acontece na cidade a Cachoeiro Stone Fair, que contribui na divulgação do produto tanto no mercado nacional quanto internacional.