Lupa
Notícias
Conselheiros do Sindirochas visitam instalações do laboratório de formação de mão de obra para o setor de rochas do Senai-Cachoeiro
14 de Setembro de 2022 . 13h29
Conselheiros do Sindirochas visitam instalações do laboratório de formação de mão de obra para o setor de rochas do Senai-Cachoeiro
Os membros do Conselho de Administração do Sindirochas visitaram as instalações do laboratório de formação de mão de obra para o setor de rochas ornamentais do Senai, em Cachoeiro de Itapemirim, após reunião periódica do grupo realizada no dia 13 de setembro.

“A visita foi uma excelente oportunidade para a gente ver de perto toda a estrutura oferecida no laboratório e conhecer mais sobre a formação de mão de obra para o setor”, afirmou o presidente do Sindirochas, Ed Martins. No local, estão sendo preparadas turmas de jovens aprendizes, já tendo havido a formação de duas turmas.

Antes de visita, porém, os conselheiros da entidade debateram uma extensa pauta de assuntos importantes para o setor de rochas ornamentais capixaba. Principais temas abordados:

- Cachoeiro Stone Fair
Foi apresentado um balanço dos resultados da feira, realizada de 23 a 26 de agosto. Com um público qualificado, a Cachoeiro Stone Fair se firmou como ambiente propício para bons negócios. Com 180 marcas expositoras, a feira mais tradicional de rochas ornamentais da América Latina, surpreendeu e registrou a presença de cerca de 20 mil pessoas, de 800 cidades brasileiras e 26 diferentes países. A edição deste ano também foi marcada pelo consumo de energia de fonte 100% renovável, não agredindo o meio ambiente. O Certificado de Energia Renovável (International Renewable Energy Certificate), concedido pela Distribuidora Digital Matrix Energia, começou a valer na fase de montagem e seguiu até a desmontagem total dos estandes.

- Diagnóstico de segurança
Houve reforço na importância da adesão ao diagnóstico situacional de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do setor de rochas ornamentais, fruto de parceria firmada entre o Sindirochas, o Sesi-ES e Sebrae-ES. “Não podemos ser irresponsáveis e trabalhar a qualquer custo, principalmente quando se fala na segurança do trabalhador. É importante que todas as empresas façam o diagnóstico. Nosso objetivo maior é preservar a vida dos colaboradores e evitar acidentes”, frisou Ed Martins. Anunciado no final de maio, o levantamento busca ampliar e otimizar ações para promoção da saúde e segurança, prevenção de acidentes e melhoria da competitividade e produtividade do setor de rochas do Espírito Santo. Serve, ainda, como forma de ajustar-se as exigências legais, evitando, além dos riscos a segurança do trabalhador, custos financeiros e a imagem das empresas.

- Formação dos Comitês Temáticos
A fim de agilizar a condução dos assuntos em andamento e contar com maior contribuição técnica por parte das empresas associadas, o Sindirochas irá formar Comitês Temáticos permanentes e temporários, de acordo com as prioridades em pauta. A divisão dos temas está em fase de adaptação e a divulgação deve acontecer em breve.

- Participação do Sindirochas em Conselhos
Disposto a dialogar nos diversos ambientes que tratam de assuntos de influência ao desenvolvimento do setor de rochas capixaba, o Sindirochas participa de 41 diferentes conselhos, comitês e câmaras temáticas. O assunto foi debatido pelo conselho que reforçou a importância da presença de representantes da entidade nesses espaços, desde que alinhados com os interesses comuns.