Lupa
Notícias
Sindirochas celebra 50 anos de fortalecimento setorial
30 de Agosto de 2023 . 16h48
Sindirochas celebra 50 anos de fortalecimento setorial
Com 50 anos de avanços e dedicação, o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) completa seu jubileu de ouro, sendo a voz central da indústria de rochas capixabas desde sua fundação, em 03 de maio de 1973. A data vem sendo comemorada ao longo do ano e foi celebrada durante a abertura da 32ª edição da Cachoeiro Stone Fair.

Ao longo desse período, a entidade esteve na linha de frente dos debates setoriais, atuando como agente catalisador na união das empresas e empresários, conduzindo a organização e defesa dos interesses de todo arranjo produtivo. Com atuação marcante na busca pela competitividade e promoção da capacidade técnica, a história do sindicato patronal sempre foi marcada por parcerias estratégicas que ajudaram a impulsionar a economia do Espírito Santo, tanto de forma local, quanto a nível nacional e internacional. Entre vários exemplos, está o papel desempenhado como entidade promotora da Cachoeiro Stone Fair e Vitoria Stone Fair. Por meio dessas feiras de alcance internacional, o Sindirochas tem proporcionado um espaço vital para a exposição de produtos, troca de conhecimentos e a criação de oportunidades de negócios.

Sendo conduzido pelo seu 10º presidente, o Sindirochas teve o privilégio de contar com líderes notáveis. Desde seu fundador, Paschoal Araújo, até o atual, Ed Martins, esses líderes, incluindo Augusto Lincoln de Rezende Salles, José Affonso Coelho, Ronaldo Azevedo, Atilio Travaglia, Áureo Mameri, Emic Malacarne, Samuel Mendonça e Tales Machado, desempenharam papéis cruciais no desenvolvimento setorial.

Os desafios enfrentados ao longo dos anos não foram apenas superados, mas deram origem a ramificações setoriais que, hoje, têm forte atuação tanto no cenário nacional quanto internacional do segmento:Cetemag: À medida que a indústria de rochas no Espírito Santo evoluiu, ficou claro que o avanço tecnológico nos equipamentos, a qualificação da mão de obra e a modernização dos métodos de produção eram essenciais. Isso levou à criação do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), em 1988. Como uma extensão do Sindirochas, o Cetemag atua na capacitação de profissionais, introduz técnicas avançadas e impulsiona a eficiência dos processos, garantindo o contínuo crescimento e competitividade do setor.

Credirochas: Outro marco significativo na trajetória do Sindirochas foi a criação do Credirochas, em 1999. Essa cooperativa de crédito, inicialmente voltada especificamente para o setor de rochas ornamentais, cal e calcário capixaba, reforçou a sua atuação. O Credirochas tem desempenhado um papel crucial ao fornecer serviços financeiros direcionados às necessidades dos seus associados, contribuindo para o seu crescimento sustentável e para a fortificação da economia local.

Centrorochas: A criação do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), em 2004, marcou a consolidação da posição do Sindirochas como um catalisador-chave para o setor. Atualmente, o Centrorochas é um agente fundamental para facilitar a entrada das rochas brasileiras nos mercados globais, contribuindo significativamente para o crescimento da indústria e para a ampliação da presença do Brasil no cenário internacional.

Rochativa: A criação da Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Rochativa), em 2007, representou um passo importante para a responsabilidade social nas indústrias do setor. A instituição nasceu no Sindirochas e tem desempenhado um papel essencial ao promover projetos e iniciativas que buscam melhorar a qualidade de vida das comunidades, evidenciando o comprometimento do setor não apenas com o progresso econômico, mas também com o bem-estar das pessoas. Por meio de projetos culturais e esportivos em escolas públicas estaduais e municipais, e, ao longo dos anos, a Rochativa já beneficiou cerca de 15 mil crianças capixabas.

Algumas conquistas setoriais
- Um dos exemplos de conquista obtida pelo Sindirochas ao longo dos anos foi a obtenção da igualdade na cobrança da alíquota de IPI incidente sobre as rochas ornamentais, benefício que começou a valer em janeiro de 2022. Resultado do trabalho de duas décadas realizado pela entidade, foi sancionado, em agosto de 2021, o decreto que definiu a alíquota unificada de 1% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidente sobre os itens destinados à pavimentação ou revestimento, com origem de rochas ornamentais e cerâmica, que antes era de 5%.
- Atuação forte na elaboração das normas que regulamentam o transporte de rochas ornamentais, entendendo, que adequações devam ainda ser feitas para, sem risco da segurança, melhorar a operacionalidade do referido transporte.
- Ativa participação da elaboração e proposta de termos que levaram a edição do anexo da NR 11, o qual trata do Regulamento Técnico de Procedimentos para movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais;
- Destaque também para a atuação constante em todos os temas de interesse da categoria como saúde e segurança do trabalho, sustentabilidade, qualificação, entre outros. Manter as equipes atualizadas é fundamental para garantir a eficiência e lucratividade das empresas. Pensando nisto, e mantendo um diálogo constante com os associados, o Sindirochas oferece formações específicas para atender as demandas do setor. Os cursos e palestras são ofertados tanto online, quando de forma presencial, nos auditórios da entidade ou nas regionais da Findes (Federação da Indústria do ES), em vários municípios capixabas, de acordo com a temática e demanda. Associados sempre têm desconto na inscrição.