Lupa
Notícias
Curso de Blaster abre nova temporada de treinamentos do Sindirochas
17 de Maio de 2021 . 09h32
Curso de Blaster abre nova temporada de treinamentos do Sindirochas
Após algumas semanas sem realizar treinamentos, em razão das normas de saúde impostas pelo Governo do Espírito Santo frente à situação de risco em várias cidades do Estado, o Sindirochas voltou a realizar treinamentos seguindo todos os protocolos de saúde exigidos. De 12 a 14 de maio, a entidade apoiou o Cetemag na realização do Curso de Blaster, na Serra.

O blaster é o profissional encarregado de organizar e conectar a distribuição e disposição dos explosivos e acessórios empregados no desmonte de rochas. Além do Sindirochas, o treinamento contou com apoio do Centrorochas e da Cachoeiro Stone Fair. Durante os três dias, os participantes aprenderam sobre vários itens ligados à atividade com aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático foi comandado pelo instrutor José Roberto Pinheiro e contou com participação de profissionais do Exército e Polícia Civil.

Conceitos de explosivos e explosão, energia de ativação, escolha dos explosivos, acessórios de detonação e plano de fogo foram alguns dos assuntos abordados no treinamento que capacitou os alunos sobre as atividades de mineração e desmonte urbano, para o transporte, armazenagem e manuseio de explosivos, dentre as melhores técnicas de trabalho, com segurança e obedecendo a legislação vigente.