Lupa
Notícias
Curso em Cachoeiro capacita profissionais em envelopamento a vácuo de rochas
22 de Maio de 2023 . 14h03
Curso em Cachoeiro capacita profissionais em envelopamento a vácuo de rochas
Nos dias 19 e 20 de maio, o Sindirochas, em parceria com a Cachoeiro Stone Fair, realizou o curso de Envelopamento a Vácuo de Rochas, com foco em materiais superexóticos, em Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo do treinamento foi capacitar os participantes no uso dessa técnica, visando conferir maior integridade física aos blocos de rocha, reduzir perdas decorrentes da fragilidade estrutural e aumentar a resistência dos materiais.

O evento, que contou com a participação de profissionais do setor de rochas, administradores, encarregados, engenheiros e demais interessados no aprendizado da técnica, proporcionou um conteúdo programático abrangente e prático. Os presentes adquiriram conhecimentos teóricos e práticos sobre o processo, além de explorar as ferramentas e técnicas utilizadas nesse procedimento. A capacitação foi ministrada pelo especialista em envelopamento a vácuo, o instrutor João Luiz Alves.

Durante o curso, foram abordados diversos tópicos relevantes sobre a técnica. Entre eles, destacaram-se o envelopamento maciço rochoso, a introdução aos conceitos e preparação de rochas, o corte e colocação de mantas, a utilização de ferramentas adequadas, o assentamento de blocos, a importância da tenacidade e o uso de tubulações e conectores.