Lupa
Notícias
Empresas do setor de rochas poderão aderir ao PEIEX-ES
23 de Março de 2023 . 13h45
Empresas do setor de rochas poderão aderir ao PEIEX-ES
Às vésperas do lançamento oficial do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no Espírito Santo, as indústrias do setor de rochas participaram de uma apresentação prévia do projeto que será conduzido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Além de empresas capixabas de vários segmentos, o PEIEX-ES estará aberto à adesão de empresas do setor de rochas de todo o Brasil.

A novidade acontece em razão da parceria firmada com Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), entidade parceria da ApexBrasil na condução do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto setorial para promoção das rochas naturais brasileiras no exterior, e do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas).

O PEIEX é programa de capacitação e orientação para quem deseja iniciar ou até mesmo evoluir em relação às exportações. Realizado de forma virtual no dia 22 de março, o evento detalhou os conceitos e abrangência do programa que é oferecido para que as empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Os detalhes sobre como participar e cronograma de atividades dos inscritos serão divulgados no evento de lançamento do programa, previsto para acontecer em maio deste ano.

Durante a reunião com as indústrias do setor de rochas, o gerente do It’s Natural, Rogério Ribeiro, apresentou os objetivos e ações do projeto setorial para promoção das rochas naturais brasileiras no exterior. “A adesão ao It’s Natural é gratuita e requer apenas dois passos básicos: assinatura de um termo de adesão e retorno ao questionário de segmentação, que determinará a maturidade da empresa com relação à sua experiência no mercado internacional. Isso nos ajudará a propor ações de acordo com o perfil de cada empresa apoiada”, explicou. O processo é iniciado após preenchimento de um formulário inicial, disponível aqui.