Empresas do setor de rochas registraram resultados positivos em outubro e esperam repetir alta em novembro - Sindirochas Espírito Santo
Fale Conosco     Área do Associado
Notícias
Empresas do setor de rochas registraram resultados positivos em outubro e esperam repetir alta em novembro
13 de Novembro de 2020 . 13h43
Empresas do setor de rochas registraram resultados positivos em outubro e esperam repetir alta em novembro
Para 64% das empresas do setor de rochas ornamentais capixaba, desfecho do mês superou expectativas. Consulta realizada pelo Centrorochas e Sindirochas apontou ainda que 56% esperam crescimento nos negócios em novembro.

Entre os dias 04 e 09 de novembro, o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) e o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) realizaram novo levantamento junto as empresas do setor de rochas ornamentais capixaba para acompanhar os impactos da pandemia do coronavírus no segmento. Na consulta, 64% dos participantes registraram surpresa positiva com os resultados obtidos em outubro, 49% apontaram também que não sentem mais os impactos da Covid-19 em seus negócios e outros 43% indicaram que os mesmos, embora ainda sentidos, são em baixa escala.

As entidades vêm realizando esta pesquisa desde maio deste ano. Nesta última, participaram empresas de médio porte (79%), pequenas e micro (19%) e grande porte (2%). Dentre elas, 21% têm atuação no mercado interno, 23% no mercado externo e 55% em ambos. Entre aquelas que atuam nos dois mercados, 50% apontaram que mais de 75% do faturamento é obtido na exportação. Entre as empresas com atuação no mercado interno, 56% apresentaram expectativas de crescimento para novembro deste ano (em relação a novembro do ano passado) e, entre aquelas com atuação no mercado externo, 62% também têm expectativa de crescimento (seguindo a mesma base de comparação).

Com relação ao quadro de pessoal, 44% das empresas participantes informaram ter realizado admissões em outubro deste ano e 21% indicaram expectativa de contratar ainda em novembro. Foi apontado por 36% das participantes que elas realizaram admissões nos últimos meses e já estão com o efetivo maior do que o existente antes do início da pandemia. Outros 23% já efetuaram admissões e retornaram seu efetivo ao anteriormente existente. Já 13% indicaram que ainda se encontram com seu efetivo abaixo do existente antes do início da pandemia, mas têm efetuado contratações.

Expectativas para 2021
Independentemente de sua área de atuação de mercado, os participantes do levantamento têm expectativas positivas para o ano de 2021. Entre as empresas que atuam no mercado externo, 70% projetaram crescimento nas vendas no próximo ano, já entre aquelas com atuação no interno, a mesma expectativa é indicada por 69%. Apontaram um cenário de estabilidade, 30% entre as que atuam no mercado externo e 28% daquelas com atuação no mercado interno.

A consulta aconteceu via formulário eletrônico divulgado nos grupos de WhatsApp das entidades, entre os dias 04 e 09 deste mês. Foram recebidas 47 respostas válidas. Confira o material na íntegra aqui.

(Imagem principal: Zucchi)