Lupa
Notícias
Entidades do setor unidas pela Análise do Ciclo de Vida de rochas
17 de Maio de 2017 . 16h20
Entidades do setor unidas pela Análise do Ciclo de Vida de rochas
Sindirochas, Cetemag e Cetem se reuniram no dia 16 de maio para discutir sobre o estudo pioneiro em toda cadeia produtiva: a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de materiais rochosos. O encontro aconteceu na sede do Cetem, em Cachoeiro de Itapemirim e foi coordenado pelo diretor regional do Cetem-ES, Francisco Wilson Hollanda Vidal que recebeu o presidente do Sindirochas, Tales Machado, e do presidente do Cetemag, Eutemar Venturim, além de diretores e técnicos das duas instituições.
A engenheira civil e doutoranda pela Universidade de Turin, Isabella Bianco apresentou a pesquisa por ela desenvolvida relacionado a ACV das rochas em comparação ao mesmo processo desta linha de trabalho entre o Brasil e a Itália.
O estudo contempla desde a extração até a comercialização, levando em conta ainda a fabricação dos insumos utilizados em todos os processos, estudo esse voltado para a sustentabilidade do setor em relação ao meio ambiente.
Durante o encontro, Sindirochas, Cetemag e Cetem também sinalizaram interessem mútuo na criação de cursos de capacitação técnica de profissionais da indústria de beneficiamento de rochas ornamentais. Os cursos irão beneficiar gerentes, vendedores e encarregados do segmento.