Lupa
Notícias
Conselho do Sindirochas traça estratégias para impulsionar setor de rochas
27 de Março de 2024 . 14h07
Conselho do Sindirochas traça estratégias para impulsionar setor de rochas
Em reunião no dia 26 de março, o Conselho de Administração do Sindirochas debateu uma série de iniciativas destinadas a fortalecer e promover o setor de rochas do Espírito Santo. Realizado de forma híbrida, o encontro foi liderado pelo presidente Ed Martins, com apoio do diretor executivo, Celmo de Freitas. Confira os principais assuntos em pauta:

Museu da Rocha
O designer Jarbas Gomes e o historiador Cassius Gonçalves, apresentaram projetos de museus temáticos já desenvolvidos por eles. O objetivo é criar algo específico sobre o setor de rochas naturais capixaba e proporcionar uma experiência imersiva que eduque, enriqueça e inspire o público.

Fenarq
Cíntia Mattos da Fenarq Design, Feira de Arquitetura, Engenharia e Design, a ser realizada no período de 04 a 07 de julho, em Cachoeiro de Itapemirim, apresentou os planos para, no ambiente da Feira, realizar a exposição histórica, que este ano celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Esta exposição, oficialmente pelo Governo do Espírito Santo, promete ser uma homenagem marcante às famílias que moldaram a indústria de rochas. A feira também irá apresentar instalações técnicas inovadoras, permitindo aos visitantes uma visão detalhada e técnica do setor.

IA na análise jurídica
Karla Fiório, Thiago Zan e Ana Fama, advogados do escritório Urbano Vitalino, compartilharam insights sobre a aplicação de Inteligência Artificial (IA) na análise de processos judiciais. Destacando o uso pioneiro da IA – Watson, desenvolvida pela IBM, a equipe demonstrou como essa tecnologia pode oferecer uma análise preliminar agilizando a condução estratégica dos processos.

Marmomac Brazil
A CEO da Milanez & Milaneze, Flávia Milaneze, participou da reunião para reforçar o convite para o Marmomac Brazil Day, eventos que acontecerão em Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória, para partilhar informações sobre a expansão da Vitoria Stone Fair para São Paulo. Os encontros acontecerão:
• 02/04, às 12h30, no Camarada Camarão, em Vitória
• 03/04, às 08h00, no Sindirochas, em Barra de São Francisco
• 10/04, às 18h00, no La Casa, em Cachoeiro de Itapemirim
As vagas são limitadas e devem ser confirmadas pelo link: https://forms.gle/2bMsJCjjkyVpSuY67

Conecta Indústria e Brasil Mais Produtivo
O Conselho também acompanhou apresentação dos programas estratégicos “Conecta Indústria” e “Brasil Mais Produtivo”, que estão sendo oferecidos pela Findes.
Focado na melhoria contínua dos processos, menor desperdício e maior produtividade, o “Brasil Mais Produtivo” é realizado em parceria do Sebrae e o Senai. A consultoria é ofertada com 100% de subsídio para micro e pequenas empresas, e com 70% para empresas de médio e demais portes. Todo o processo de cadastramento é feito de forma online. Só em 2024, o programa tem como meta atender 500 indústrias no Estado e com entrega mínima de 20% de melhoria no processo.
O Conecta Indústria, coordenado pelo IEL e promovido pela Findes, é uma iniciativa itinerante que une empresas e profissionais em busca de oportunidades de trabalho. Funcionando como um verdadeiro "feirão de oportunidades", o evento facilita o recrutamento e seleção ao conectar empresas com vagas disponíveis e candidatos qualificados, promovendo assim o crescimento e fortalecimento do setor industrial no Espírito Santo.
Os representantes da Findes também apresentaram a oportunidade de Campanha de Vacinação contra a gripe com atendimento in company (acima de 20 doses). A ação ajuda a diminuir o absenteísmo das empresas. Com vacina quadrivalente monodose, as indústrias associadas acessam valor exclusivo: investimento por gesto Vacinal: R$ 59,90 Interessados podem falar com Eduardo Matos: 28 98804-3301 ou esmarzaro@findes.org.br
Na oportunidade da apresentação feita pelos representantes do Sistema Findes, o diretor executivo do Sindirochas registrou a ação que está sendo desenvolvida pela Federação em apoio as indústrias alcançadas pelas últimas chuvas, tendo colocado equipes de técnicos do Senai para ações que demandem suporte elétrico e mecânico. Registrou, ainda, que em breve será realizado, no munícipio da Serra, o curso de auxiliar de processamento de rochas naturais, 100% gratuito, no qual as aulas práticas serão realizadas em empresa que se voluntariou a receber os alunos. A ideia é que esses cursos possam ser estendidos para outras regiões do Estado.

No encontro, o Conselho acatou solicitação da conselheira Renata Bedim, apresentada em 15/01/24, para seu afastamento temporário da função, haja vista ter assumido o cargo de Subsecretária de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro de Itapemirim. Na ocasião, o grupo reconheceu e agradeceu por toda contribuição dada até então.