Lupa
Notícias
Curso NR-11 reúne profissionais do setor de rochas em Cachoeiro
26 de Maio de 2023 . 14h28
Curso NR-11 reúne profissionais do setor de rochas em Cachoeiro
No setor de rochas ornamentais, a segurança no trabalho é de extrema importância para garantir a integridade dos profissionais envolvidos na movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de mármore, granito e outras rochas. Com o objetivo de fornecer conhecimentos básicos e estabelecer padrões de segurança, o Sindirochas, com apoio da Cachoeiro Stone Fair, realizou o curso NR-11: Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mármore, Granito e Outras Rochas, em Cachoeiro de Itapemirim.

O treinamento, dividido em três módulos, foi aplicado nos dias 25 a 28 de abril (módulo I) e 22 a 25 de maio (módulos II e III). Participaram trabalhadores da área de produção do setor de rochas, que desempenham atividades relacionadas à movimentação e manipulação desses materiais. O treinamento abordou diferentes aspectos relacionados à segurança no trabalho e à legislação específica do segmento.

Ministrado pelo instrutor José Ricardo de Oliveira Carvalho, o curso também abordou a conscientização sobre a comunicação de acidente de trabalho (CAT), um procedimento essencial para relatar e documentar incidentes ocorridos no ambiente de trabalho. Os participantes ainda receberam orientações sobre medidas de prevenção e segurança, incluindo o uso adequado de quebra-canto para evitar danos nas chapas de mármore, granito e outras rochas.